Hotéis Boutique independentes e seu crescimento nas “Selvas de Pedra”
Manter a autenticidade e o charme dos hotéis boutique em meio à concorrência dos grandes grupos hoteleiros é um desafio constante, em que pese não ser exatamente o padrão deles, na sua maioria têm empreendimentos maiores, porém, como o luxo é a tónica a concorrência fica difícil, principalmente quando os administradores partem para o damping, sabe quem me segue que não sou a favor desta prática e a mim ela me atinge muito pouco para não dizer nada, meu hóspede sabe que eu não vendo camas eu entrego valor e experiências, depois o maior prejudicado com o “damping” se me está a enfrentar no mercado é com certeza quem o pratica e com isso se prejudica muito mais do que eles imaginam, mas atrapalha o pequeno, e menos experiente. Mas também há oportunidade para se destacar no mercado. Aqui estão algumas estratégias para alcançar esse objetivo:
1. Enfatizar a Personalização e a Experiência Única
- Atendimento Personalizado:
Treinar a equipa para oferecer um serviço altamente personalizado, lembrando-se dos nomes dos hóspedes, nunca esqueçam que o som mais agradável ao ouvido humano é o nome próprio, meu caso (Rui da Silveira Cruz Ventura), há uma tendência natural para o Sr. Ventura isso deve ser sempre substituído por Sr. Rui, Sr., Ventura era meu Pai, para ele meu Avô, etc. Preste muita atenção nas preferências do Sr. Hóspede e crie experiências sob medida.
- Detalhes Únicos:
Focar em pequenos detalhes que tornam a estadia memorável, como presentes de boas-vindas personalizados, cartas manuscritas de agradecimento e amenidades exclusivas, garrafas de dose de vinho 18,7cl com os rótulos personalizados, há centenas de outras coisas viáveis que que devem ser usadas, mas é ideal que antes se saiba o que mais agrada aos hóspedes.
2. Design e Estilo Exclusivos
- Arquitetura e Decoração:
Investir em design de interiores que reflita a cultura local ou a história do edifício, e porque não ambos desde que cada um no seu lugar, criando um ambiente único e atraente.
- Arte e Cultura Local:
Expor obras de artistas locais, organizar eventos culturais e promover a identidade da região onde o hotel está localizado.
3. Experiências Locais Autênticas
- Tours e Atividades:
Oferecer passeios e experiências que permitam aos hóspedes explorar a cultura e as atrações locais de uma maneira autêntica e envolvente, tenha guias profissionais altamente treinados e use para isso se possível um veículo de luxo de acordo com o que o hotel se propõe.
- Gastronomia Local:
Focar em menus que destacam ingredientes locais e pratos tradicionais, possivelmente colaborando com chefs renomados da região. A Maioria das regiões têm algum tipo de erva ou fruto que pode ser introduzido como substituição em um prato tradicional, só não esqueça que na ementa presida estar “Nosso…. E o nome do prato” e deve ser explicado qual foi a metamorfose.
4. Sustentabilidade e Responsabilidade Social
Recomendados pelo LinkedIn
- Práticas Ecológicas:
Implementar práticas sustentáveis, como uso de energia renovável, redução de resíduos, reciclagem e utilização de produtos ecológicos.
- Comunidade:
Envolver-se com a comunidade local através de programas de apoio, parcerias com empresas locais e promoção do artesanato e da produção regional. Pode acontecer que não sejam coisas de sua cidade se esta for uma vila ou aldeia, mas que seja do seu concelho não olhe para esta situação com “antolhos”, expanda o horizonte.
5. Marketing e Comunicação Autênticos
- Histórias Autênticas:
Compartilhar a história do hotel e as histórias dos hóspedes em canais de comunicação e marketing, criando uma conexão emocional, cuidado com o vocabulário pois haverá histórias que precisam ser autorizadas, a menos que o próprio hóspede a escreva e esteja logado para isso, torna-se muito interessante, mas precisa supervisão.
- Feedback e Testemunhos:
Utilizar depoimentos de hóspedes satisfeitos para construir credibilidade e mostrar a autenticidade das experiências oferecidas. Nem sempre colocar uma experiência “negativa” é tão mau assim, já que o Sr. Hóspede pode querer ver isso, o que não pode é essa experiência não ter sido resolvida pois ao publicá-la deveria constar a solução.
6. Inovação e Tecnologia
- Tecnologia Personalizada:
Implementar tecnologia que melhor a experiência do hóspede sem comprometer a autenticidade, como aplicativos de concierge personalizado e check-in e check-out online, já que isso é possível.
- Conectividade:
Garantir que as necessidades tecnológicas dos hóspedes sejam atendidas e suas expetativas neste quesito superadas, como Wi-Fi de alta velocidade e dispositivos inteligentes no quarto, mantendo ao mesmo tempo um toque humano.
7. Foco na Cultura e Identidade do Hotel
- Missão e Valores:
Definir claramente a missão e os valores do hotel e garantir que todos os aspetos do serviço e da experiência dos hóspedes estejam alinhados com esses princípios.
- Equipe Motivada:
Contratar e manter uma equipe que esteja apaixonada pela missão do hotel e que contribua para a manutenção do seu charme e autenticidade, isto é possível, mas um dos fundamentos necessários é uma comunicação interna clara e honesta.
Assim se vencem desafios
Ao seguir essas estratégias, os hotéis boutique podem não apenas sobreviver, mas prosperar em meio à concorrência dos grandes grupos hoteleiros, oferecendo experiências que não podem ser replicadas por cadeias maiores e mantendo um charme e uma autenticidade que atraem hóspedes em busca de algo verdadeiramente especial.