Inteligência Artificial e Saúde: integração e ciência de dados
O estudo do genoma humano, que se aprofunda em todo o conjunto genético de uma pessoa, evolui a passos largos. A partir da Inteligência Artificial já foi possível criar um algoritmo responsável por criar sequências de DNA. Esses novos genomas humanos seriam sintéticos, sem comprometer a vida de pessoas reais em pesquisas.
A aplicação da tecnologia está sendo utilizada para facilitar processos na Medicina. Os Sequenciadores de Nova Geração (Next Generation Sequencing, NGS) aumentaram de forma significativa a capacidade de análise do genoma humano, reduzindo custos e tempo de sequenciamento. Já a IA na Medicina torna diagnósticos genéticos mais precisos.
Existem estudos que evidenciam que o uso Deep Learning na análise de dados genômicos auxiliam em prognósticos de pacientes com câncer. Segundo esta reportagem publicada pela Harvard Medical School, uma determinada ferramenta de IA decodifica um genoma de um câncer cerebral agressivo.
Essa ferramenta pode fornecer orientação em tempo real aos cirurgiões sobre a abordagem cirúrgica mais condizente para remoção de tecido canceroso.
Recomendados pelo LinkedIn
As aplicações da IA são infinitas: já são de conhecimento na Medicina em estudos para câncer de cólon outro modelo que usa marcadores visuais em imagens patológicas para obter informações sobre o perfil genômico de um tumor e prever o seu comportamento, a progressão da doença e a resposta ao tratamento.
A inteligência artificial (IA) revolucionou a investigação e o tratamento do câncer, identificando padrões e fornecendo avaliações de condições clínicas. As imunoterapias podem ajudar a vencer o câncer, porém seu tratamento pode promover várias respostas distintas para cada paciente.
Dessa maneira, a AI começou a ser utilizada para classificar automaticamente os tumores de acordo com o perfil imunológico individual, a fim de recomendar a melhor terapia possível aos pacientes.
Em breve teremos muitas boas novidades resultantes da integração entre a alta tecnologia e a Medicina.