Manejo Integrado de Nematoides no sistema de produção
O manejo de nematoides em sistemas de produção tem sido cada vez mais desafiador. Deste modo, para que o agricultor possa conviver com os nematoides, sustentar os níveis populacionais sob controle e manter seus patamares de produtividade elevados surge a necessidade do manejo integrado.
O manejo integrado de nematoides consiste na associação de diferentes técnicas de manejo, integrando estratégias de ordem genética, cultural, química e biológica.
Para um manejo integrado de sucesso, o conjunto de duas ou mais técnicas é imprescindível, atuando assim em diferentes frentes e visando diminuir a população de nematoides nas áreas e proteger o sistema radicular da infecção, e consequentemente, reprodução nas plantas hospedeiras.
Diversas associações de manejo integrado têm sido utilizadas com efetividade, um exemplo é a associação entre manejo cultural e biológico:
Na prática, a utilização de plantas de cobertura como Crotalaria spectabilis (que auxilia na redução de nematoides) quando associada com bionematicidas, apresenta resultados satisfatórios na proteção de plantas.
Além disso, a seleção de cultivares com baixos fatores de reprodução de nematoides é fundamental, uma vez que se observa um aumento de populações mistas de nematoides em diversos sistemas de produção.
Deste modo, conhecer e utilizar técnicas integralizadas de manejo, é de suma importância para evitar o aumento de populações de nematoides e alcançar altas produtividades.