Maquininhas de cartão promovem a inclusão financeira no Brasil

Maquininhas de cartão promovem a inclusão financeira no Brasil

A bancarização tem se tornado um tema cada vez mais central nas discussões sobre desenvolvimento econômico e social dos países. Diante de um cenário tão complexo como o do Brasil, as maquininhas de cartão têm se destacado como uma solução que não apenas moderniza o comércio, mas também desempenha um papel importante na democratização do acesso a serviços essenciais.

Ao reduzir a dependência de dinheiro em espécie e incentivar a formalização dos negócios, essas tecnologias impactam significativamente no cotidiano dos comerciantes. Segundo uma pesquisa do Sebrae, 56% dos pequenos negócios já adotavam esse tipo de método de pagamento em 2021, o que representa um aumento significativo em comparação aos anos anteriores.

Veja abaixo como o uso delas pode transformar a vida de populações que tradicionalmente têm sido excluídas do sistema bancário formal:

Acessibilidade e Simplicidade

  • As maquininhas de cartão são fáceis de adquirir e usar, permitindo que pequenos empreendedores, ambulantes e prestadores de serviços informais aceitem pagamentos eletrônicos.
  • Com modelos portáteis e intuitivos, qualquer pessoa, independentemente do seu nível de familiaridade com a tecnologia, pode operar alguma delas.

Redução da Dependência de Dinheiro em Espécie

  • Em comunidades onde o acesso a bancos e caixas eletrônicos é limitado, as maquininhas oferecem uma alternativa prática e segura ao dinheiro em espécie.
  • Isso reduz o risco de roubos e perdas, proporcionando mais segurança tanto para comerciantes quanto para clientes.

Facilitação do Microcrédito

  • Algumas maquininhas vêm integradas com serviços de microcrédito, oferecendo acesso a financiamento para pequenos empreendedores que não têm histórico bancário, por exemplo.
  • Esse acesso ao crédito pode ajudar inclusive na expansão de pequenos negócios, contribuindo para o desenvolvimento econômico local.

Registro e Formalização de Negócios Informais

  • Ao aceitar pagamentos eletrônicos, comerciantes informais começam a criar um histórico financeiro, que pode ser usado para acessar outros serviços bancários.
  • Isso também incentiva a formalização de negócios, facilitando o cumprimento de obrigações fiscais e a participação em programas de apoio governamentais.


Aqui na Entrepay acreditamos no poder transformador das novas tecnologias dentro do universo dos meios de pagamento. Estamos comprometidos a promover a bancarização e revolucionar negócios com as nossas soluções inovadoras. Saiba como podemos ajudar a sua empresa aqui: www.entrepay.com.br

No Brasil o financiamento de pequenos estabelecimentos comerciais é feito por maquininhas de cartão.

Paulo Henrique S Pereira

Presidente do Comitê de Benefícios da pagos.org.br | Conselheiro Consultivo de Estratégia, Inovação, Parcerias, Vendas Cruzadas e Escalabilidade | Mentor: Finanças Familiares.

3 m

Excelente! Podemos pensar, também, em potencializar esse processo de integração, nos dispositivos Android, com soluções para PF. “icones” com API para vendas de produtos de seguradora, concessão de crédito (consignado INSS, por exemplo) e um mundão de outras soluções nichadas. “O mercado é o limite”!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos