Marta Finotti é empossada como titular da Academia Goiana de Medicina
Médica ginecologista é atual Diretora-Geral da maternidade Dona Íris e já ocupou diretoria executiva da FUNDAHC
Diretora-geral do Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI) desde abril de 2021, professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal de Goiás (UFG) há 35 anos e diretora-executiva da FUNDAHC durante o biênio 2001-2003, Marta Franco Finotti foi empossada no último sábado 30, membro da Academia Goiana de Medicina (AGM) pelo presidente da entidade, o Professor Doutor Natalino da Cunha Peixoto.
A médica ginecologista e obstetra passa a ocupar a cadeira de nº 14 da AGM, que tem o anatomista Joaquim Abreu Teixeira como patrono, o oftalmologista Luiz Onofre Velloso como fundador e o cardiologista Abrahão Afiune Neto como último titular.
“Dar sequência ao admirável trabalho realizado por estes nomes na Academia Goiana de Medicina é, para mim, motivo de profundo contentamento. Um presente que recebo com apreço e humildade e, por isso, afirmo: irei me dedicar, juntamente com os demais colegas que ocupam posição nesta academia, a honrá-la, bem como lutar por melhorias e transformação para a Medicina e para a prestação de saúde aos goianos”, prometeu Marta em seu discurso de posse.
Marta foi eleita acadêmica da Academia Goiana de Medicina em 2020, mas a cerimônia de posse foi adiada devido à pandemia da COVID-19. "Ter sido indicada pelos Professores Lindomar Guimarães Silva e Vardeli Alves de Moraes, e ter o meu nome referendado pelos colegas acadêmicos, confrades e confreiras pelos quais tenho grande admiração, trouxeram-me muita alegria. Felizmente, graças a Deus, à ciência e à vacina, estamos conseguindo superar esse período crítico e já podemos sonhar com nossas vidas de volta. Assim, finalmente, posso ser empossada pela AGM, fato este que representa um marco na minha biografia e na minha vida", afirmou.
A saudação da empossada aos presentes foi feita pelo professor Heitor Rosa, o qual destacou a competência profissional de Marta e a importância do título como reconhecimento à força da mulher e 'da mulher verdadeira médica'.
Recomendados pelo LinkedIn
"Eu acredito em ti, Marta. Por teus méritos e disposição; pelo que tu tens feito à ciência médica. Sei que vais fazer-te ouvir nesta brilhante academia", pontuou Rosa.
Para finalizar sua fala, dra. Marta Finotti ressaltou compreender a importância do título "e a responsabilidade que ele traz em continuar trilhando um caminho de dedicação à nossa profissão, de luta por avanços e de melhoria contínua tanto para nós, médicos, quanto para a sociedade. Atuarei com afinco, diuturnamente, para representar os colegas nesta missão, usando meus conhecimentos e minha experiência para o engrandecimento desta casa, que agora passa a ser minha também".
A Academia Goiana de Medicina é composta por 40 profissionais titulares, além dos eméritos. A entidade tem como finalidades contribuir para o progresso da medicina, desenvolver atividades de cultura geral ligadas à área, colaborar com o Sistema de Saúde e com as instituições de ensino médico, homenagear as figuras de destaque e comemorar os fatos relevantes que envolvem a esfera médica.
A diretora-executiva em exercício da FUNDAHC, Sandramara Matias Chaves; a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima; e o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Sandro Rogério Rodrigues Batista, prestigiaram a solenidade de posse.
Breve Currículo Marta Curado Carvalho Franco Finott
Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 1980, doutorado em medicina (Ginecologia) pela UFG (2011) Possui Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, Reprodução Assistida, Laparoscopia e Histeroscopia. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFG, Diretora Associada da Humana Medicina Reprodutiva, Membro do Corpo Clínico do Centro Avançado de Endoscopia Ginecológica, Membro da Comissão Nacional Especializada em Reprodução Assistida da FEBRASGO. Assumiu a Vice-Presidência da Região Centro - Oeste pela FEBRASGO para a gestão 2020-2024. Diretora Geral do Hospital e Maternidade Dona Íris de abril de 2021 até hoje. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia Endócrina, atuando principalmente nos seguintes temas: Reprodução Humana, Climatério, Contracepção. Atua também em Pesquisa Clínica com Fármacos e em Endoscopia Ginecológica.i