Novo índice da B3 reúne 75 empresas que se destacam em diversidade

Novo índice da B3 reúne 75 empresas que se destacam em diversidade

IDIVERSA B3 foi criado pela operadora da bolsa de valores brasileira para ampliar a presença de grupos sub-representados no mercado e reforçar a estratégia de liderar a agenda ESG, segundo a B3 .

Primeiro índice do tipo na América Latina, o IDIVERSA reúne 79 ativos de 75 empresas, abrangendo dez setores econômicos. Veja as empresas listadas.

Através do indicador novos produtos podem vir a ser desenvolvidos, a exemplo de fundos passivos e fundos de índice, o que deve aumentar a oferta de produtos para o investidor final, segundo a bolsa brasileira.

Para a construção do índice foram coletados dados públicos disponíveis no Formulário de Referência (FRe), já que o documento é um requisito anual para empresas de capital aberto. A carteira do indicador será revisada a cada quatro meses.

A função social da empresa é apenas lucrar?

A função primordial de uma empresa sempre foi bem definida no mundo dos negócios: maximizar lucros. O movimento ESG porém oferece outra perspectiva. Segundo o novo olhar, as companhias ter também uma postura responsável em relação aos impactos sociais e ambientais que suas atividades podem gerar.

Em sua coluna, Alan Soares , fundador do Movimento Black Money , escreve sobre os objetivos das políticas ESG e sobre a resistência que elas encontram.

"O movimento anti-ESG começa nos Estados Unidos – tem seus representantes no Brasil – e é formado por políticos, gestores e investidores que se contrapõem à ideia de priorizar critérios de proteção ao meio-ambiente, sociedade e governança corporativa (fundamentos do ESG) na hora de escolher os investimentos", escreve.

"Um exemplo dessa contramão da onda ESG está na ação do megainvestidor – também influenciador nessa área – Warren Buffett, que neste ano dobra a aposta em petróleo e gás."

Na coluna, Alan Soares argumenta que esses valores estão ultrapassados até no mercado financeiro. "Em março deste ano, que os fundos anti-ESG somavam US$ 2,1 bilhões de ativos sob gestão, enquanto os fundos sustentáveis têm ativos mais de mil vezes maiores, o que é um montante é sete vezes superior ao de um ano atrás."

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos