A NRF Retail's Big Show 2025 é o destaque da 1ª edição da nossa newsletter
Capa - Newsletter

A NRF Retail's Big Show 2025 é o destaque da 1ª edição da nossa newsletter

A feira organizada pela NRF (National Retail Federation) é o maior evento do Varejo no mundo e, anualmente, reúne especialistas e varejistas para debater tendências e fomentar a inovação no setor. 

Nem tudo que passa pela NRF impacta o Varejo no Brasil. Mas, todas as transformações que ocorrem no segmento por aqui, passaram antes pela NRF. 

Por isso, representantes do #TimeCielo estiveram por lá para identificar as novidades que mais fazem sentido para o nosso mercado.  


25 tendências para o Varejo, segundo a NRF 📝

A equipe de especialistas da NRF fez uma grande imersão nas informações de mercado e identificou 25 tendências para o Varejo mundial.   

Destacamos os cinco insights que devem estar “no radar” dos varejistas brasileiros que querem se destacar na corrida pela conquista de clientes.  

5 insights para manter no radar

Como as formas de pagamento se conectam com cada localidade? 💰💳

Estanislau Bassols (ele/dele – he/him) , CEO da Cielo , traz percepções sobre a relação intrínseca entre cultura local e as formas de pagamento. 

>> Entenda

Cultura local e formas de pagamento

Omni... o quê? Integração fluida deve orientar a transformação digital  

A omnicanalidade foi um tema transversal na NRF 2025, reforçando a importância da perfeita integração entre os pontos de contato com o público.  

O ponto de partida para o Varejo em um futuro muito próximo é promover o encantamento do cliente nas lojas físicas, trabalhar novos modelos de negócios e aumentar o uso das redes sociais para engajar os consumidores. A transformação digital de um negócio deve ser orientada para unificar o físico e o digital. 

No entanto, o conceito de omnichannel ainda é desconhecido por quase 8 entre 10 varejistas no Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada pela Cielo. 

Estratégia omnichannel é diferente de estratégia multicanal

A omnicanalidade não se resume apenas à presença em múltiplos canais de venda, mas também à integração e ao alinhamento entre eles para oferecer uma experiência de compra unificadas e personalizadas – o que inclui também a oferta de soluções de pagamento sem atrito. 

Omnicanalidade versus Multicanalidade

Fator humano é a chave para potencializar uso da Inteligência Artificial 

A NRF 2025 destacou ainda importância do “toque humano” para que o potencial da IA seja plenamente aproveitado, considerando:  

1️⃣ Possíveis reações negativas causadas pela perda de empregos, fraudes e excesso de confiança na automação. 

2️⃣O conceito de "varejo escapista", onde pessoas querem experimentar vivências incríveis para encontrar a sensação de felicidade e pertencimento. 

3️⃣Criação de experiências sensoriais autênticas para clientes, como têm sido vistas em espaços de varejo altamente imersivos na Ásia, Oriente Médio e Europa, por exemplo. 

4️⃣O potencial de convergência entre IA, dispositivos inteligentes e assistentes de compras personalizados para aprimorar a experiência do cliente. 

5️⃣O papel crescente da robótica e da IA humanoide no varejo para abordar os desafios da força de trabalho e automatizar tarefas. 

A preocupação com o bem-estar das pessoas no ambiente de trabalho cada vez mais “robotizado” no varejo também foi ressaltada em diversos painéis da feira. 

📌 Para saber mais sobre este tema, indicamos a leitura desta coluna do jornalista Marcelo Tripoli

O toque "humano" é considerado essencial para explorar as potencialidades da IA

Resumo do artigo de Estanis Bassols, publicado originalmente o Meio e Mensagem

Artigo | Cuidado com o Efeito Borboleta  

A Inteligência Artificial, e mais especificamente a Inteligência Artificial Generativa, evoluiu rapidamente nos últimos anos, passando de um conceito teórico para soluções práticas que exigem novas competências de líderes e colaboradores. 

O assunto foi pano de fundo da NRF Big Show 2025. Historicamente focado em apresentar as mais disruptivas tecnologias no segmento, o evento destacou um desafio recorrente: enquanto buscamos acompanhar essas inovações, muitas vezes negligenciamos os fundamentos do negócio.  

Por exemplo, a escolha do terminal de pagamentos não é determinada apenas pelas necessidades do ponto de venda; se a conectividade WiFi da loja física não for robusta, isso pode desencadear um efeito cascata que impacta toda a operação. 

Essa ideia de como pequenas decisões podem gerar grandes impactos remete ao conceito do “Efeito Borboleta” – uma metáfora que explica como mudanças iniciais aparentemente simples podem desencadear consequências significativas. Resolver esses aspectos estruturais permite evitar problemas e acelerar a digitalização, criando um ambiente mais dinâmico e preparado para o futuro. 

Este texto é um resumo do artigo “Tecnologia: cuidado com o efeito borboleta”, de Estanis Bassols, publicado na Meio & Mensagem .  

>> Leia o conteúdo completo 

Estanis Bassols, CEO da Cielo

✅ Bora juntar forças e fazer acontecer? Então, assine nossa newsletter e receba mensalmente as novidades que movimentam o Varejo!



cielo me contrataa

Vítor Henrique Maia

Negociação | Operações de Varejo | Soluções de Negócios

1 sem
Lucas Santiago

Transformação Digital na Cielo | RH Ágil & Tech | IA Gen | Inteligência Artificial no RH | Melhoria Contínua | PSM I | KMP | HCMBOK® AGILE | LSS Yellow Belt

1 sem

Incrível acompanhar as tendências e insights do Varejo mundial apresentados na NRF 2025! É inspirador ver como a omnicanalidade e a integração fluida entre os pontos de contato com os clientes estão moldando o futuro do setor. #PraCima 🚀

Mariana Fonseca

Coordenadora de Canais de Atendimento na Cielo com expertise em Comunicação e Transformação Digital

1 sem

Está demais essa News. Ansiosa para acompanhar mais sobre o mercado com a Cielo ❤️💙

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Cielo

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos