O Passo a Passo da Recolocação Profissional do Imigrante

O Passo a Passo da Recolocação Profissional do Imigrante

Quando migramos para um novo país, recomeçamos. É uma nova vida, uma nova oportunidade de repensar a carreira, os sonhos, os objetivos e o propósito geral de vida. Onde você deseja chegar ao final da sua carreira? Um leque de novas possibilidades se abre para você com novas oportunidades e novos desafios também. Quem muda de um país para o outro tem o desafio de superar as barreiras linguísticas, criar uma nova network do zero e provar seu valor em um novo mercado com procedimentos e expectativas diferentes daquelas do seu país de origem. É fácil? Não! Mas é uma experiência altamente enriquecedora e que, ao final, pode trazer muita satisfação, felicidade e prosperidade.

Mas, até chegar lá, existe um longo caminho de adaptação cultural e recolocação profissional a ser percorrido. São muitos aprendizados e muitas informações inéditas para processar. É normal ficar um pouco desorientado no início, sem saber por onde começar e que caminho seguir. Criamos aqui um mapeamento das etapas pelas quais um profissional precisa passar para se recolocar profissionalmente em um novo país. Esperamos que sirva como base para o seu planejamento e diminua a sensação de confusão e desconhecimento, dando clareza e direcionamento para você, baseados na experiência de quem já passou por este caminho e já ajudou outros a passarem por ele também. Cada jornada é única; alguns não precisam passar por todas estas etapas, mas aqui vai uma sequência geral das fases e processos envolvidos para a maioria da população.


1.    Primeiro Passo – Dominar a língua

Se você já domina a língua, pode ir diretamente para o segundo passo. Depois que você já se estabeleceu basicamente nos Estados Unidos (começou o processo de fazer amigos e de formar uma rede de apoio, matriculou seus filhos na escola, conheceu os supermercados, conseguiu um seguro de saúde, escolheu médicos para a sua família, comprou seu carro e tirou sua carteira de motorista), você está pronto para começar o processo de recolocação profissional. O primeiro passo é falar inglês fluentemente; essa é a principal condição para uma boa recolocação profissional no mercado. É preciso investir pesado na fluência em inglês! Sem fluência no inglês, suas oportunidades profissionais serão bem limitadas!

Na Altitude, ajudamos você neste processo! Temos vários recursos na área de inglês para apresentar a você: recursos online e gratuitos; podemos ajudá-lo a encontrar um curso de TESOL próximo a você; e para aqueles que querem investir em um ensino mais individualizado e personalizado, contamos com uma excelente professora e consultora na área de inglês que dá aulas via Skype para os que estiverem interessados. Então, por favor, se você está buscando orientação para o idioma, se quer melhorar o seu inglês, procure a Altitude. Temos todas as informações que você precisa e ajudaremos você a localizar as informações que sejam mais adequadas ao seu caso específico.


2.    Segundo Passo: Fazer uma tradução juramentada de diplomas e históricos escolares e obter a equivalência de grau

Se já tem seus documentos traduzidos, pode pular para o terceiro passo. É necessário obter uma tradução juramentada de seus diplomas e históricos escolares, se já não fez isso antes de chegar aqui. Observe que a tradução tem que ser feita por um tradutor juramentado que tem a aprovação oficial do governo americano para executar traduções de documentos de cunho oficial que serão apresentados ao governo. Podemos recomendar alguns tradutores juramentados que conhecemos, caso você precise. 

Em seguida, é necessário passar pelo processo de equivalência - a tradução juramentada destes documentos é usada para a avaliação e identificação da compatibilidade dos diplomas em relação às expectativas americanas para um curso de graduação. Em geral, se você tem um curso reconhecido pelo MEC no Brasil, seu diploma será validado aqui. Você não precisa começar do zero! Você sabe como passar por este processo? Você sabe quais organizações são responsáveis por estes processos de equivalência? Nós sabemos! E queremos passar todas estas informações para você. Estamos aqui para lhe dar todo o suporte nesse processo e lhe indicar o caminho a seguir. Queremos lhe indicar as organizações e preparar você para o que vai ser pedido, assim como explicar como pode atender a esses pedidos. Enfim, podemos ajudar você ao longo de todo o processo de tradução e equivalência de diplomas na Altitude.


3.    Terceiro Passo: Verificar qual é o nível de escolaridade exigido para a profissão que deseja e se a sua profissão demanda certificação

A maioria das profissões aqui nos Estados Unidos requer um processo de certificação profissional. Ajudamos você a encontrar as orientações referentes à sua profissão. Em vários casos, é necessário cursar algumas disciplinas extras para obter a certificação. Geralmente se passa por uma prova depois de todas as disciplinas extras terem sido cursadas. É uma prova como aquela que os advogados fazem na OAB no Brasil, só que em sua área. Se você é um bom profissional e souber estudar, é totalmente possível se sair bem nesta prova.

Em muitas situações, é necessário o mestrado além da graduação para o exercício pleno de algumas profissões. Este é o caso de áreas como Psicologia e Serviço Social, por exemplo. Você pode conseguir trabalhos de assistente na sua área de atuação, mas para exercer a função de terapeuta ou assistente social, só passando pelo mestrado mesmo. Ajudamos você a identificar os passos para continuar a exercer a sua profissão e quais outros empregos você poderia obter imediatamente na área desejada.


4. Quarto Passo: Análise situacional, definição de perfil profissional e planejamento de carreira

O próximo passo é definir claramente o seu propósito, os seus sonhos, o seu perfil profissional e os seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Pode ser que você possa seguir diretamente em direção a seu objetivo final, mas, em alguns casos, pode ser que tenhamos que passar por objetivos intermediários que vão, a longo prazo, fazer você alcançar o objetivo final. Talvez tenha que começar em uma função abaixo da que tinha anteriormente no Brasil e procurar crescer a partir dali. Se a barreira da linguagem ainda é um fator, talvez tenha que passar um período em profissões que não requeiram muita competência em inglês, para fins de sobrevivência, até que a fluência na língua esteja adequada às necessidades da sua profissão.

Seja de uma maneira ou de outra, você precisará de um plano detalhado e sequencial dos passos que precisará dar em direção ao seu objetivo. Estamos aqui para criá-lo juntinho com você. Tem um plano definido para a sua vida? Aonde quer chegar no final da sua carreira? O desafio da sobrevivência existe, mas não devemos nos limitar a viver nesse nível; temos que procurar crescer, isso traz satisfação à vida. E, na Altitude, não ajudamos você a simplesmente encontrar um emprego, ajudamos você a traçar um plano de vida para conseguir o emprego dos sonhos, a felicidade profissional. Alguns imigrantes se acomodam no nível da sobrevivência e têm uma crença limitadora de que não é possível alçar voos mais altos. Com estudo, trabalho duro, garra e determinação, você pode voar progressivamente mais alto, independentemente do fato de ser um imigrante.


5. Quinto Passo: Pesquisar o mercado de trabalho e os requisitos para a posição que gostaria e buscar desenvolvimento profissional para atender às expectativas do mercado

Se necessário for, assistimos você no processo de procurar uma universidade, ajuda financeira, oportunidades de bolsa e admissão em uma universidade. A única área em que você não aproveita bem o seu curso original é a área do Direito porque as leis aqui são outras e variam de estado para estado. Mas é possível eliminar algumas matérias e diminuir o tempo de estudo para obter o Juris Doctor degree para atuar como advogado nos Estados Unidos. Outra opção na área do Direito é passar por um curso técnico e atuar como paralegal, um assistente legal de advogados. A certificação em Medicina também requer passos específicos. Mas, em geral, seu curso superior será validado aqui.

O processo de recolocação da Altitude sempre tem um componente de desenvolvimento profissional. O foco não está apenas em conseguir um emprego, mas em tornar-se o candidato ideal, aumentando suas chances de seleção e de sucesso na função ao ser empregado. Geralmente, enquanto fazemos a pesquisa de mercado para escrever o currículo, identificamos expectativas do mercado que talvez exijam de você um processo de desenvolvimento profissional. Pode ser um curso exigido, uma habilidade necessária, um ponto fraco que você precisa melhorar para ter mais chances na seleção; enfim, cada caso é um caso. Na Altitude, trabalhamos para que se torne o candidato ideal, se já não o é, a princípio. Ao identificar as exigências de uma vaga para o emprego desejado, comparamos seu perfil, sua escolaridade, suas características psicológicas e competências com o que a vaga está pedindo e, se identificamos alguma coisa faltando ou alguma deficiência, ajudamos você a buscar o crescimento que precisa para se tornar um candidato mais ideal para a vaga em questão. Geralmente este processo acontece paralelamente com os outros processos, a partir da pesquisa de mercado para a elaboração do currículo. Você sabia que precisa conhecer as expectativas do mercado para fazer seu marketing de acordo? Se não possui as qualificações para a vaga desejada hoje, o que vai fazer? Desistir? Nunca! Busque orientação na Altitude e ajudaremos você a identificar o processo de desenvolvimento que precisa.


6.    Sexto Passo: Trabalhar no currículo em inglês no modelo americano e na carta de apresentação

Uma vez tendo passado pelos cinco primeiros passos que já mencionamos e tendo definido qual será o primeiro emprego que vai procurar, escrevemos um currículo em estilo americano baseado em realizações e competências descrevendo você de maneira espetacular! É um processo profundo que envolve pesquisa de mercado, reconhecimento do que você tem a oferecer, conhecimento de seus sucessos profissionais e articulação de todo esse conhecimento em linguagem de mercado. São 3-6 sessões respondendo perguntas relevantes para o levantamento de todos os dados necessários para a escrita do seu currículo. Escrevemos também, em parceria com você, uma carta de apresentação que acompanhará seu currículo. Esta é uma prática não tão comum no Brasil, mas que aqui faz parte do ritual de busca de emprego. Cartas de recomendação e endossamento são outra parte essencial do processo de recolocação profissional. Na Altitude, guiamos você em todo o procedimento de obtenção dessas cartas. Ensinamos como se escreve uma carta de recomendação ou de endossamento, a quem você deve pedir uma carta de recomendação e, além disso, o que precisa estar escrito nessa carta. Também ajudamos a traduzi-las. Você já tem um currículo bem sofisticado, atual, impactante e em linguagem de mercado? Conhece todo o processo envolvido na busca de emprego? Não é simplesmente mandar o currículo! Procure-nos e teremos todo o prazer em ajudar em todos esses procedimentos. Esta é uma das minhas fases favoritas do processo. Quando ajudamos você a enxergar-se com outros olhos e descobrir como contar as histórias de sucesso da sua vida. Nossos clientes geralmente saem surpreendidos desta etapa. E essa reação não tem preço para nós! Amamos ver nossos clientes felizes consigo mesmos e com o nosso trabalho, é claro!


7.    Sétimo Passo: Criar ou aperfeiçoar o perfil do LinkedIn em inglês e aprender a utilizar os recursos da plataforma

Depois de escrever o currículo, ajudamos você a elaborar o perfil da sua conta no LinkedIn de forma apropriada e atrativa, em inglês. Somos treinados para isso e nos mantemos atualizados seguindo as principais tendências e inovações dessa plataforma que a cada dia se transforma e muda. Não só ajudamos você a criar seu perfil como também orientamos sobre como utilizar o LinkedIn em seu favor na busca de recolocação profissional. É, pessoal, não é suficiente só fazer seu perfil, é preciso saber fazer networking no LinkedIn!

Muitos de nossos clientes não têm ideia de como elaborar seu LinkedIn, mas mesmo os que já possuem um perfil no LinkedIn se beneficiam das orientações das quais não tinham conhecimento. Não basta ter um perfil, é preciso saber usá-lo! Você tem um perfil? Sabe como usá-lo? Se não, você já sabe o que fazer! Entre em contato com a Altitude! Elevamos seu perfil a novas alturas.


8.    Oitavo Passo: Desenvolver um plano estratégico de recolocação

Você precisa de várias estratégias para maximizar suas chances de conseguir um emprego. Tomando como base o seu perfil, identificamos as empresas-alvo que são compatíveis com você e exploramos as mais variadas estratégias de acordo com o seu caso, escolhendo as que são mais adequadas à sua situação.


Grande ênfase é dada às estratégias de Networking, responsáveis por 80-95% das vagas postadas, além dos 80% de vagas não postadas que já são preenchidas por meio de networking sem anúncio público.


9.    Nono Passo: Entender como entrevistas e processos seletivos funcionam nos Estados Unidos e preparar-se para eles

O próximo passo é a preparação para as entrevistas que surgirão como resultado das estratégias de recolocação e de um currículo atraente e fenomenal. Ajudamos você a entender os processos seletivos e como funcionam, as perguntas mais comuns, como estruturar as respostas, a importância da comunicação não-verbal por meio de expressões faciais e gestos, a importância da pesquisa sobre a empresa e sobre o entrevistador, como lidar com os diversos perfis de entrevistador, como negociar seu salário, como se portar e se preparar para entrevistas online e outros temas relacionados. Ao final do processo, ajudamos você a praticar tudo o que aprendeu, culminando com uma ou duas simulações para que você possa testar a sua performance.


10. Colocar o plano em prática e reavaliá-lo continuamente até ouvir: EMPREGADO!

 A partir daí, a cada sessão, definimos algumas tarefas práticas para você realizar naquela semana. Na sessão seguinte, avaliamos o que você realizou, as dificuldades que encontrou, o sucesso que teve e ajustamos o plano estratégico de acordo. Vamos revisando tudo o que você aprendeu no processo e ajudamos com as dúvidas na hora em que você coloca o plano em ação. 


O caminho é longo, mas dando um passo de cada vez, com persistência e coragem você chega lá! A sua carreira vai preencher grande parte da sua vida e será responsável por uma boa dose da felicidade e contentamento que você vai experimentar no futuro. Uma boa recolocação profissional significa qualidade de vida para você e sua família, não só sob o aspecto financeiro e de segurança, mas também sob o aspecto da realização e satisfação pessoal. Muitas vezes, começamos fazendo pequenos voos, mas é possível voar mais alto e mais longe. E este é o mote da Altitude: Ajudamos você a voar mais alto! Rumo a novos destinos e novas Altitudes, imigrante! Você pode!



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos