Parada de Manutenção na REPLAN: Garantindo Eficiência e Segurança na Produção

Parada de Manutenção na REPLAN: Garantindo Eficiência e Segurança na Produção

Durante o período de 11 de março a 27 de abril de 2024, a Refinaria de Paulínia (REPLAN) passou por uma importante fase de manutenção, conhecida como a Parada Oil to Oil. Mas qual é a real importância dessa parada para a REPLAN? Conversamos com Paulo Mouro (Gerente do Contrato), que compartilhou insights valiosos sobre o assunto.

"Cada parada de manutenção gera uma grande expectativa"

explica Mouro. Apesar de todo o planejamento prévio, sempre surgem desafios inesperados à medida que a manutenção avança.

"A parada da U-220 A, unidade de craqueamento catalítico, e a U-1280 HDS, carteira de gasolina, acontecendo simultaneamente gera certa apreensão"

revela. A REPLAN é responsável por 20% da produção nacional, tornando qualquer atraso potencialmente impactante no fornecimento do mercado. No entanto, essas paradas são cruciais para garantir a eficácia e a segurança na produção nos próximos seis anos.

O escopo dessa parada é abrangente, envolvendo a manutenção geral das unidades U-220 A, U-1280 e GV 22501. Isso inclui atividades de caldeiraria, elétrica, instrumentação e mecânica. A Engeman, empresa responsável pela execução da manutenção, teve sob sua responsabilidade cerca de 330 equipamentos, entre peças para manutenção corretiva e preventiva.

Nicolly Lacerda (Supervisora Adm) comenta sobre a estratégia da Engeman para mobilizar tantas pessoas e equipamentos em tão pouco tempo.

"Com nossa experiência em contratos de Mecânica, já tínhamos mapeado os principais fornecedores de equipamentos e ferramentas especializados na região"

explica Nicolly. Além disso, a definição rápida da equipe técnica e o planejamento cuidadoso foram essenciais. O recrutamento de pessoal foi iniciado 60 dias antes da parada, garantindo que a equipe estivesse completa e treinada para o trabalho.

Ao todo, aproximadamente 80 pessoas, entre funcionários diretos e indiretos da Engeman, estiveram envolvidas na parada. Um dos maiores desafios enfrentados foi o prazo apertado para a revisão das bombas, turbinas e sopradores de fuligem.

"Encontramos muitas interferências e trabalhos sobrepostos"

revela Fernando Souza (Coordenador Técnico). No entanto, o foco em segurança e qualidade permaneceu prioritário.

Para garantir zero acidentes, produtividade e cumprimento do planejamento, a Engeman investiu na conscientização dos colaboradores.

"Buscamos cada vez mais a interdependência em SMS"

diz Giovanna (Técnico de Seguranca). Isso inclui a utilização de mão de obra altamente qualificada e o fortalecimento da responsabilidade na execução com qualidade, dentro dos prazos previstos.

A parada de manutenção na REPLAN não é apenas uma interrupção temporária na produção, mas sim um investimento crucial para garantir a eficiência e segurança a longo prazo. Com o compromisso e expertise da Engeman, esse processo foi conduzido com sucesso, mantendo os mais altos padrões de qualidade e segurança.

Para finalizar os serviços em grande estilo, a Engeman preparou um grande café da manhã em homenagem aos profissionais que se dedicaram tanto a este projeto, tornando-o um sucesso.

Engeman está pronta para executar serviços de Parada de Manutenção para Refinarias de todo o Brasil!

📱 4003-4023

✉ comercial@engeman.net

#Engeman #40Anos #ParadaDeManutenção #REPLAN #Refinaria #DesafioIndustrial

Jonathas Kugel Ittner

Analista de Engenharia | Eng. Mecânico

4 m

Excelente trabalho !! Feliz em ter feito parte

Eu fiz parte desse time.

Alex de Araujo Fernandes

Sonhar alto, com foco e muita fé em Deus, são bases para o sucesso e realizações.

4 m
tony silva

Técnico Em Instrumentação, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Eletrônica industrial e Técnico em Segurança do Trabalho

5 m

Parabéns, visto que o mais importante é a integridade de todos, Trabalho com Segurança, Qualidade e Prazo..

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos