Projetando um futuro + coop
No ano em que o Sistema OCB comemora 55 anos de história, o 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), a ser realizado em maio, propõe um desafio grandioso: o de construir o futuro que queremos para esse modelo de negócios que garante geração de emprego, renda, dignidade e prosperidade para as pessoas e comunidades a sua volta. O objetivo do evento, que terá como tema “Projetando um futuro + coop”, é estruturar o caminho necessário para o alcance dos resultados almejados.
Olhando para trás, recordamos as discussões e os planos traçados durante o 14º CBC, realizado em 2019. Naquela edição, conseguimos providenciar mudanças significativas que, desde então, repercutem positivamente no movimento cooperativista do Brasil. As estratégias discutidas e aprovadas abarcaram temas muito importantes, como uma nova forma de comunicar nossas ações junto à sociedade; o acesso a novos mercado; o aprimoramento dos processos de gestão e governança; e o estímulo à intercooperação, inovação e representação institucional.
Como um dos grandes desdobramentos do último CBC, o comitê Elas Pelo Coop nasceu com o objetivo de intensificar a participação das mulheres no cooperativismo e, desde então, as integrantes participam de capacitações, eventos e encontros que as consolidam como agentes essenciais na busca pela representatividade feminina em todos os ramos. Não podemos deixar de mencionar também o comitê Geração C, que busca o engajamento de jovens e o fortalecimento do cooperativismo entre as novas gerações, com a elaboração de diretrizes, incentivo à intercooperação, capacitação e formação de novas lideranças.
Esses comitês foram criados para atuar como órgãos consultivos que fortalecem a participação democrática no cooperativismo e reforçam a importância da inclusão e da diversidade na evolução do nosso movimento e, por isso, seu crescimento é apoiado e impulsionado tanto pela unidade nacional do Sistema OCB quanto pelas Organizações Estaduais. Os resultados são expressivos. O Elas pelo Coop, por exemplo, já conta com dez comitês estaduais. Além disso, nos últimos cinco anos, de acordo com o Anuário do Cooperativismo 2023, o crescimento da participação feminina em cargos de liderança subiu de 17% para 22%.
Recomendados pelo LinkedIn
Outra conquista importante registrada a partir do 14º CBC foi a criação do Inovacoop. A iniciativa foi pensada para fomentar a adoção de novas tecnologias e processos inovadores no cooperativismo, por meio da entrega de materiais que guiam as cooperativas na jornada de pensar e implementar ações que simplificam e aprimoram o desenvolvimento de suas atividades. Entendemos que compartilhar conhecimento é um fator necessário para que as gestões possam se adaptar às rápidas mudanças no cenário global e manter a competitividade.
O 15º CBC promete ser intenso. Em um mundo de constante transformações, o coop buscará consolidar novas diretrizes estratégicase atingir metas ambiciosas, como o desafio BRC R$ 1 Tri, lançado em agosto de 2022, que prevê 30 milhões de cooperados e movimentação financeira de R$ 1 trilhão até 2027, além da ampliação da presença das cooperativas brasileiras no mercado internacional.
O futuro do cooperativismo brasileiro depende de planejamento e da colaboração de todos os envolvidos. Por isso, o Congresso Brasileiro do Cooperativismo será sempre uma base, onde novas ideias são geradas, estratégias são delineadas e o caminho para um sistema cooperativista mais forte e resiliente é traçado. O desafio está lançado e a união de esforços é fundamental para que nossos objetivos sejam alcançados.
CEA | Liderança Executiva | Cooperativismo | Sustentabilidade Corporativa | Gente e Cultura | Governança Cooperativa | Gestão Estratégica de Negócios | Relações Institucionais | Gestão de Riscos
9 mSensacional, Tania, Sempre que leio sobre os resultados desses importantes projetos, fico feliz em ver o quanto o 14º CBC foi importante. Estou ansioso para iniciar os trabalhos e poder contribuir com o 15º CBC.
Vice-Presidente Corporativo e de Sustentabilidade Empresarial @Cartão Elo
9 mExcelente conteúdo, Tania!! Precisamos defender um modelo de negócio sustentável, garantindo geração de emprego, renda, dignidade e prosperidade para as pessoas e comunidades.
Gerente de Relações Institucionais e Sustentabilidade - CARTÃO ELO - ESG e Finanças Sustentáveis
9 mExcelente artigo, Tania Zanella! O cooperativismo é um grande fortalecedor de negócios e é muito bom saber que esta força está crescendo a cada dia!
Proprietário(a), Brum Desenvolvimento Profissional Ltda
9 mParabéns pelas conquistas pelo cooperativismo!
CCA IBGC
9 m👏👏👏👏👏👏