Impacto da possível privatização da Eletrobras
Se você quer saber um pouco mais como funciona o setor de energia e se interessa por política, este post é para você.
Nos últimos anos aquele debate caloroso sobre a privatização da Eletrobras vem ganhando força. Sendo assim, é um assunto muito interessante para ser discutido naquele happy hour depois do trabalho, com uma cerveja bem gelada para dar uma equilibrada nos ânimos.
Bom, eu não quero te convencer de nada. O meu objetivo aqui é responder algumas perguntas que vem na minha cabeça quando estou assistindo o meu bom e velho Jornal Nacional. Então, chega de conversa e vamos para leitura.
Segundo o site Wikipédia, a Eletrobras é responsável por cerca de um terço de toda a capacidade de geração de energia elétrica no Brasil. Além disso, ela tem forte atuação na área de transmissão de energia, com quase metade das linhas do país. Mas, o que me chamou atenção na disciplina de Planejamento Energético, ministrada pelo professor Bruno Henriques Dias , no curso de engenharia Elétrica da UFJF, é que a Eletrobras tem um papel fundamental no P&D do setor elétrico brasileiro, possuindo em seu ecossistema o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL), que contribui para o aprimoramento e adequação do serviço de energia elétrica. De acordo com o próprio site da CEPEL, são efetivados novos padrões de qualidade e economicidade, mediante ações de pesquisas, desenvolvimento, promoção e transferência de tecnologia, constituindo-se em centro de excelência do Setor Elétrico Brasileiro.
Sua infraestrutura possui 30 laboratórios espalhados pelo Brasil, que são organizados nas seguintes frentes de atuação na área de pesquisa:
Recomendados pelo LinkedIn
Portanto, já deu para perceber o quão importante a Eletrobras é para o desenvolvimento do setor elétrico brasileiro, isso sem mencionar que a empresa é extremamente lucrativa segundo a CNN brasil. Desta forma, me preocupa bastante a privatização, pois o investimento em pesquisa de médio a longo prazo, que tem como objetivo atuar no desenvolvimento de setores de interesse nacional, é tradicionalmente alavancado pelo setor público, através das Universidades Federais e empresas estatais.
Enfim, minha conclusão é que o grupo Eletrobras não deve ser privatizado, principalmente o CEPEL, que tem um papel fundamental no planejamento energético do nosso Brasil.
Deixe nos comentários a sua opinião sobre este assunto e em breve farei um post falando especificamente sobre o DESSEM, que o Departamento de Otimização Energética e Meio Ambiente (DEA) do CEPEL tem desenvolvido e aprimorado há mais de duas décadas.
Referências
Engenheiro Mecânico | Trainee Moove
2 aValeu pelo resumo TH, curti! 👊