Prevenção, Sintomas e Conscientização
Por Andréia Leonor de Oliveira - Psicóloga Cognitivo Comportamental
Muitas pessoas acreditam que podem ficar ilesas a qualquer tipo de doença; agora, é fundamental que todas façam check-up anual, principalmente, para quem tem histórico de câncer familiar (eu tenho meus pais e uma tia). Como diz o ditado popular, Prevenir é Melhor que Remediar!
Prevenção:
Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados adotando-se hábitos saudáveis como: praticar atividade física; alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; amamentar. Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal. Prevenção anual junto ao seu médico e auto exames, regularmente.
A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas é fundamental para a detecção precoce do câncer que pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais/sintomas principais:
Sintomas:
Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço; saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.
Conscientização:
Ter atitude é ser um PAR – um Paciente Ativo e Responsável com a própria saúde e porque não, com a própria vida! Isso faz toda a diferença também no mundo do câncer e nas nossas tão esperadas mudanças.
O câncer de mama, seja no homem ou na mulher, tem melhor evolução no tratamento o quanto antes o diagnóstico for feito e conforme o tipo do câncer.
Atenção: A informação compartilhada pretende apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com o seu Serviço de Saúde.
Fonte(s) de apoio: INCA – Instituto Nacional de Câncer
#outubrorosa #câncer #câncerdemama #prevenção #campanhacâncerdemama #experiências #tratamentocâncer #saúdeemocional #saúdemental #éprecisofalarsobrecâncer