Qual é a diferença entre o ChatGPT 3.5 e o 4.0?

Qual é a diferença entre o ChatGPT 3.5 e o 4.0?

Na batalha entre as inúmeras plataformas de Inteligência Artificial, quem sai ganhando somos nós. Mas, muitas dúvidas podem surgir enquanto desbravamos esse território que, apesar de tudo, ainda é desconhecido para muitos profissionais.

Você provavelmente já ouviu algo sobre a nova empreitada da empresa OpenAI, detentora das funcionalidades do famoso ChatGPT. A nova versão da plataforma já está a todo vapor e parece agradar aos usuários. Porém, para investir em sua versão paga, precisamos compreender qual a diferença da sua versão 0800, certo?

Entretanto, já podemos adiantar que se o ChatGPT é algo importante para a sua rotina, com certeza a sua versão 4.0 vai ser interessante. Então, vale a pena conferir os detalhes que revelamos aqui embaixo.

ChatGPT e um novo mercado a ser explorado

Em primeiro lugar, a IA é uma realidade na rotina de muita gente. Ok, sabemos que ela não pode fazer tudo, mas isso não é uma justificativa para não aproveitar as vantagens que ela tem para oferecer. Afinal, a Inteligência Artificial é uma facilitadora, e tanto na rotina de inúmeros segmentos, não só para o marketing, mas também para a gestão, vendas e muito mais.

Tendo isso em mente, chegamos ao tão famoso ChatGPT. Sua versão 3.5 foi muito difundida entre o público e hoje conta com milhões de usuários por toda parte. Obviamente, a gratuidade é um grande atrativo para uma ferramenta tão útil, tanto para os usuários quanto para a OpenAI.

Afinal, a partir dos primeiros meses de uso, estudos já haviam sido implementados para corrigir bugs e aprimorar as funcionalidades. Depois disso, partimos dos simples prompts de comando e das pesquisas básicas, para estruturas complexas e ainda mais possibilidades através da ferramenta.

Modelo GPT e a sua evolução

De fato, a sigla GPT (Generative Pre-Trained Transformer) é designada para nomear uma linguagem de códigos que transforma determinada entrada (imagem, texto, vídeo, código) em texto. De maneira mais específica, podemos dizer que o modelo GPT gera uma conversa, com base nas interações do usuário.

Até mesmo concorrentes do ChatGPT utilizam em sua estrutura o modelo de linguagem GPT, afinal, é ela que faz todo o trabalho. Logicamente, como vimos antes, com o tempo as ferramentas evoluem. Desse modo, os precursores de uma tecnologia sempre estão em vantagem.

Não foi diferente com a OpenAI e o tema do nosso artigo: as versões 3.5 e 4.0 do ChatGPT. Por isso, as principais diferenças entre a antiga e nova ferramenta, se concentra em sua capacidade de processamento e, também, nas funcionalidades que estão ligadas ao fator “aprendizado” da ferramenta.

Funcionalidades do ChatGPT 3.0

Como já exploramos no decorrer deste artigo, o GPT-3 é uma arquitetura de rede neural extremamente complexa. Isso porque, foi posta à prova com mais de 175 bilhões de parâmetros, tornando ele um dos modelos mais versáteis e poderosos existentes.

Uma das principais diferenças entre as versões antigas desse modelo de linguagem atual, foi o desenvolvimento da capacidade zero-shot learning, possibilitando que a plataforma aprenda determinadas funções sem a necessidade de exemplos prévios.

Além disso, as atualizações levaram a uma maior capacidade de processamento, um melhor entendimento das nuances de linguagem, bem como, uma expansão da compreensão de novos prompts de comando.

Para se ter uma ideia, aqui na Beatz costumamos utilizar o ChatGPT para auxiliar quase todos os setores. Desde o apoio na estruturação de conteúdo, até mesmo com o suporte na análise de resultados, esses são apenas exemplos das possibilidades.

Funcionalidades do ChatGPT 4.0

Como vimos anteriormente, o GPT-3 já mostrava o quão promissora era a tecnologia, mas não sabíamos que em tão pouco tempo poderíamos ter uma evolução grande assim. Baseado na arquitetura Trasnformer GPT-4, que é uma grande rede neural treinada em um enorme conjunto de dados de texto e código, o ChatGPT 4.0 é capaz de gerar texto, traduzir idiomas, escrever diferentes tipos de conteúdo criativo e responder as suas perguntas de maneira informativa. Tudo o que falamos por aqui, mas com um plus!

Mas, não é só isso que faz do GPT-4 uma ferramenta tão avançada. Entre os principais tópicos da atualização, temos:

Capacidade de interpretar imagens

Finalmente! Agora, com a versão paga do ChatGPT, podemos realizar pesquisas através de imagens, pois a plataforma é capaz de entender e responder a esse tipo de entrada. Desse modo, você pode enviar uma imagem para o ChatGPT 4.0 e ele fornecerá informações sobre a imagem, podendo descrevê-la e processar determinadas informações sobre ela.

Capacidade de gerar texto criativo

Se você já tentou utilizar o ChatGPT 3.5 para escrever um artigo, sabe que o resultado pode ser desastroso, sem contar que é extremamente limitado. Agora, a ferramenta pode gerar diferentes formatos de texto criativo, como poemas, código, scripts, peças musicais, e-mail, cartas, etc. Você pode fornecer ao ChatGPT 4.0 um prompt e ele vai gerar o texto criativo para você.

Obviamente, ainda existem ressalvas quanto ao uso dos textos da plataforma para uso comercial. Afinal, uma estratégia bem definida exige muito trabalho e estudo, mas pode ser mais fácil se você tiver o apoio de uma IA nessa tarefa.

Capacidade de responder a perguntas de maneira mais informativa

Além disso, o ChatGPT 4.0 agora pode responder as suas perguntas de maneira mais informativa, mesmo que sejam abertas, desafiadoras ou “estranhas”. Você pode fazer qualquer pergunta à Inteligência Artificial e ela tentará fornecer a melhor resposta possível. Já víamos isso em sua versão antecessora, mas, como sabemos, na atual temos um plus.

Nesse caso, ao contrário do GPT-3, o GPT-4 é capaz de se conectar com a internet para aprimorar seu banco de dados, não se limitando aos dados inseridos até 2022, como é o caso da versão gratuita.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Beatz Digital

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos