Três em cada cinco brasileiros planejam mudar de emprego em 2025, aponta LinkedIn

Três em cada cinco brasileiros planejam mudar de emprego em 2025, aponta LinkedIn

Uma nova pesquisa do LinkedIn aponta que a busca por um novo emprego será uma prioridade para 3 em cada 5 profissionais brasileiros em 2025. Apesar do otimismo por novas oportunidades, o levantamento também revela desafios: mais da metade dos(as) entrevistados(as) considera o processo de seleção mais difícil do que no ano anterior, enquanto 40% avaliam que os requisitos anunciados pelas empresas nem sempre são realistas. Além disso, 72% dos(as) profissionais de RH destacam que o mercado se tornou mais competitivo, exigindo novas estratégias para atrair e reter talentos.

Gerações e o apetite por novas oportunidades

A intenção de buscar novos desafios varia entre as gerações. Jovens da Geração Z lideram com 68% planejando procurar outro emprego, seguidos pelos Millennials (65%), Geração X (51%) e Boomers (41%). Apesar do entusiasmo, muitos profissionais enfrentam obstáculos durante o processo de seleção. Segundo o estudo, 62% afirmam que recrutadores(as) raramente fornecem respostas claras sobre o status das candidaturas, o que leva 42% dos(as) candidatos(as) a se inscreverem em mais vagas como estratégia.

Desafios para recrutadores

Essa prática tem impactos diretos no trabalho dos(as) recrutadores(as). De acordo com o levantamento, 35% gastam entre 3 e 5 horas diárias analisando currículos, sendo que 81% afirmam que menos da metade das candidaturas atendem aos requisitos. Para Milton Beck, diretor geral do LinkedIn para América Latina e África, esse descompasso resulta em frustrações para ambos os lados.

“Precisamos ajudar as pessoas a serem mais estratégicas em como contratam e são contratadas. Inclusive, na forma como anunciamos as vagas, já que 36% dos(as) profissionais relatam dificuldade em avaliar se uma oportunidade é compatível com suas qualificações”, destaca Beck.

Veja a matéria completa

Texto: Layane Serrano | EXAME


Clarissa Lindoso Alves

Administradora de Empresas/ Especialista em Gestão de Pessoas e Gestão Pública/Consultora Bancária no Grupo Rizoma/Criadora de Conteúdo/Influenciadora Digital na empresa Magazine Luiza e Pinterest

1 m

Os empregos ou trabalhos, hoje em dia, tem duração média de 1 à 3 anos. E os profissionais estão se reinventando em um mercado tão concorrido e instável.

Josiane Silva

Eu queria deixar um adendo sobre o tema dentro da minha area comercial a rotatividade existe e sempre existiu, oque acontece atualmente alem do etarismo que restringe muitos candidatos qualificados a ficar de fora de processos seletivos existe tbm a triagem robotizada onde existe chaves que cortam milhares de curriculos, Agora eu pergunto mesmo assim os recrutadores não encontram os melhores candidatos? Tem algo errado nessas estasticas ou são ruins? Tem otimos no Linkedin dão consultoria e ganham bem então vamos melhorar o sistema.

Rodrigo Hogera

Conselheiro Consultivo | Consultor & Mentor Empresarial | Diretor Comercial no ramo Imobiliário | Liderança | Maratonista 42Km | Especialista em Vendas, Riscos, Contratos | Produtor de Conteúdos | +187mil Seguidores

2 m

Caramba, que dados

margareth moreira

Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores

2 m

Interessante

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de EXAME

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos