Você é o que você come: por que estamos consumindo mais ultraprocessados?

Você é o que você come: por que estamos consumindo mais ultraprocessados?

Você sabia que alimentos populares no Brasil como o leite condensado, iogurtes, leite integral e até o queijo ralado sofreram alterações importantes nas fórmulas? 

Alguns deles já têm nos rótulos frases como “mistura de creme de leite”, “produto à base de”,  “produto sabor de”, como no caso do requeijão com amido de milho, ou “mistura alimentícia com queijo ralado”, por exemplo; e são alterações que tornam os alimentos ainda menos nutritivos. 

Ao mesmo tempo, produtos industrializados ultraprocessados normalmente são mais baratos, práticos de consumir e têm um trabalho massivo de marketing por trás de embalagens chamativas e rótulos sedutores e, por diversas questões que envolvem estilo de vida, cultura e principalmente, economia, estão cada vez mais presentes na mesa dos brasileiros. 

Fica o dilema: consumir produtos in natura e frescos é o melhor jeito de ser saudável, mas, como ter uma alimentação mais nutritiva e também economizar no mercado? 

Não tem uma solução fácil. Mas, para isso, precisamos nos unir para propagar bons exemplos, ações práticas, informação e conhecimento para conscientizar todes!

É sim possível escolher alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados. Comece com as regras de ouro para uma alimentação adequada e saudável: Coma comida. Não em excesso. Principalmente vegetais.

Vamos com a gente? 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos