VOCÊ SE SENTE PERDIDO NA VIDA PROFISSIONAL?
Sentir-se perdido na vida profissional é mais normal do que você imagina, principalmente em tempos de crise. Nesta hora é bom parar, respirar fundo, deixar de escutar a pressão do mundo exterior e encarar o desafio de se redescobrir profissionalmente.
Recomeçar e mudar seus caminhos profissionais podem ser um desafio, mas às vezes é necessário para encontrar o sucesso.
Existem inúmeros fatores que podem contribuir para alguém se sentir perdido profissionalmente. Pode ser a vida pessoal que pode complicar a profissional, pode ser a perda do interesse ou o desencanto por aquilo que se faz, ou ainda, um momento econômico desfavorável.
TROCAR DE CARREIRA
Trocar de carreira pode ser uma opção ou imposição — nova dinâmica de mercado, inserção de nova tecnologia, reengenharia de sua empresa. É importante ter em mente quais são suas competências e onde você pode utilizá-las.
A seguir, veja seis cuidados que você deve tomar se estiver pensando em mudar de rumo profissional.
· Trocar de área faz sentido se estiver alinhado com seu propósito de vida. Isso exige uma alta dose de autoconhecimento:
· Tome cuidado para não fazer um movimento impulsivo. Muitos profissionais tomam decisões apressadas que são fundamentadas em dificuldades pessoais, modismo ou num salário mais atraente. É muito fácil se frustrar nesses casos.
· O talento é tão importante quanto o desejo. Portanto, analise com cuidado quais são suas habilidades e seu estilo de vida, e se esses fatores estão em sintonia com a opção em mente.
· É importante construir uma outra rede de contatos. Muitas vezes, a nova área possui valores e cultura próprios, que levam um tempo longo para ser aprendidos. Cursos e eventos são boas fontes de informação.
· Mesmo que você tenha talento para a nova profissão é necessário avaliar a demanda do mercado e, eventualmente, definir etapas intermediárias para implementar o novo rumo.
· Uma transição de carreira gera custos que devem ser considerados. É importante verificar se há recursos próprios suficientes para passar pela fase do aprendizado. Isso irá definir se é melhor deixar o atual trabalho e se dedicar plenamente à construção do sonho, ou ir de forma mais gradual, sem abandonar o emprego.
Procure ajuda de um profissional capacitado para te orientar durante o processo de transição, identificando as suas habilidades, alinhamento de valores, planejamento financeiro e construindo um plano de ação.