235 people found this review helpful
8 people found this review funny
2
8
2
2
2
9
Not Recommended
0.0 hrs last two weeks / 68.1 hrs on record (67.3 hrs at review time)
Posted: 1 Apr @ 6:26pm
Updated: 1 Apr @ 7:07pm
Product received for free

Lançamento vergonhoso digno de desprezo

Por mais que eu adore o primeiro jogo, não consigo em sã consciência recomendar Dragon's Dogma 2 por ora, mesmo tendo recebido de graça e gostado bastante, principalmente pela reta final de jogo.

Vamos lá: por quê?

Porque o jogo custa 300 reais e não consegue te entregar uma experiência maravilhosa, com desempenho digno, pra começo de conversa. Jogo algum vale esse preço, sempre abordei isso por aqui, MAS entendo que o dinheiro é seu.

Quer saber o nível do desempenho?

Eu comprei um PC novo recentemente - não necessariamente para este jogo, mas sim um upgrade necessário - e esse PC sequer consegue segurar 60 FPS em 1440p com gráficos no alto e sem uso de ray tracing de sombra patético e da porcaria da muleta chamada DLSS, que por sinal é tenebroso neste jogo. Tiveram que atualizar o jogo pra corrigir e mesmo assim a sombra fica horrível, perde muito detalhe no geral. O PC tem uma 4070 Super + Ryzen 5 7600 + 32 GB de RAM e sofreu. E olha que acho o jogo bonito, realmente bonito.

Um amigo com a RX 7600 não conseguiu jogar este jogo no lançamento, em 1080p, mesmo colocando TUDO no LOW, já que o jogo por si só não tava nem usando placa e CPU praticamente. Foi preciso esperar o patch do dia 29 de março pra então começar a jogá-lo. Mas o uso altíssimo de CPU durante as cidades é terrível, ao ponto dele ter uma experiência agora de cerca de 75 FPS para a casa dos 25 FPS. E segundo as notas de patch da Capcom, isso não será corrigido em breve. É claro.

E isso piora, quando você embarca na reta final do jogo, com a taxa de quadros na casa dos 40 oscilando pra 30 durante alguns combates, mesmo em cidades ou mundo aberto. E tem momentos que o jogo simplesmente engasga pra casa dos 5 FPS, e duas vezes tive que reiniciar o PC pra parar de travar.

Além disso, sabemos o quão bom são os desempenhos dos jogos da Capcom com Denuvo. E pelo que vi sobre, parece que há Enigma incluso. Sabe, o DRM pra impedir mods de peitudas/bundudas nos jogos que não serve pra nada a não ser prejudicar performance, até em jogos antigos? Pois é.

Somente essa otimização já é motivo suficiente para recomendar que você espere meses, pois duvido que vão corrigir isso tão cedo. Se corrigirem.

Outro motivo bem triste é a prática fodida da Capcom de inserir DLCs, em um jogo que já custa o olho da cara. É VERGONHOSO e PATÉTICO. E antes que você fale "ai, mas tem no jogo", eu pergunto: ainda que tenha no jogo, essa prática precisa ser aceita? A compra de Cristais da Fenda é patético, e quem se submete a isso é muito maluco pra não chamar de otário.

A venda de Vitalita é outra coisa forçada. Quer saber por quê? Quando você morre, você pode usá-la e voltar com a vida cheia. Também pode usá-la em NPCs que forem de arrasta pra cima pro Necrotério ou Cemitério de uma das capitais do jogo. Mas o ponto chave é que quando você morre, se não for em batalhas-chave, sua barra de vida diminui cada vez mais a cada carregamento de jogo. Que porcaria de ideia é essa, Itsuno? Dificuldade artificial que me fez voltar frustrado pro acampamento recuperar a barra de vida e voltar a fazer uma longa caminhada de volta pra fight.

Não vou nem falar da venda de Cristalporto por 16 reais. Você precisa desse Cristal para teleportar para pontos específicos. O tutorial do jogo fala que há em vilarejos e cidades, mas na realidade são 2 fixos pelo mapa todo. Somente a partir da reta final do jogo que desbloqueiam mais. HAHAHA
Aí você é forçado a achar algum ou até mesmo comprar um mais na frente do jogo com uso de Cristais de Serserpe, que são bem raros e obtidos a partir de Dragões. No fim do dia, você pode posicionar até 10 desses Cristais pelo mapa.

A edição de personagem? Vamos vender e inicialmente deixar que comprem dentro do jogo no máximo 2 desses itens na loja dos Pawns usando Cristais de Fenda.
Pra então, sair update corrigindo isso pra uso máximo de 99 itens na loja.

E uma das coisas mais patéticas, o jogo não tinha uma opção de novo jogo após criar personagem. Teve gente que criou personagem super rápido e pulou diálogos pra avançar o mais rápido possível e ver como tava o desempenho. Aí na hora de querer recomeçar, vê lá se tinha a opção? Claro que não!
E se você gerisse o save manualmente, indo na pasta e deletando os arquivos, se passasse de cinco modificações, o Denuvo te barrava por 24 horas kkkkk
Essa opção só foi adicionada semana depois, e ainda tudo precisa ser do menu inicial, sequer dentro do jogo, mesmo considerando que você queira carregar jogo do checkpoint anterior.

Já quanto ao jogo em si...

Acredito que muita coisa do jogo anterior tenha melhorado.

O combate é maravilhoso. Iniciei com a classe de combatente e depois fui pra guerreiro e fiquei nessa. No começo, estranhei, mas com o tempo melhorou. Tem desafio e inimigos suficientes, e a party com o uso mais variado possível de classes permite combates mais dinâmicos.

A exploração é ótima e continua foco, assim como jogadores do primeiro jogo esperam, mas tem horas que as recompensas são horrorosas. Boa sorte com a Esfinge, por sinal. Fizeram marketing disso pra no fim dos enigmas serem um lixo total, com recompensas horríveis.

O mapa do jogo é bem interligado, mas nada muito grande. O sistema de viagem rápida fará com que você enrole bastante, forçando a fazer longas caminhadas com vai e vem pra caramba desnecessárias. E digo isso porque é forçado ao ponto da capital dos furries sequer ter Cristalporto.

A criação de personagens é fina. Use a demo de criação de personagens para não perder tempo de jogo no jogo base.

A IA e o sistema dos Pawns, os famigerados Peões, tão num nível que faz jus ao uso, com ajudas em missões, além, é claro, na hora da exploração, que se baseia no quanto o Nascen do outro Peão tenha explorado e descoberto algo que você ainda não tenha. E tem momentos que os Peões repetem frases, mas na maioria das vezes abrem a boca pra ajudar mesmo.

As missões são, na maioria das vezes, excelentes. Não ficam escancaradas e marcadas pelo mapa, exceto, é claro, as relacionadas à campanha. Os eventos surgem de acordo com sua exploração pelo mundo. Quem precisa de algo vão surgindo de acordo com suas idas e vindas pelos acampamentos e cidades. E é normal que algumas delas fiquem como interrompidas de acordo com seu avanço.

Esqueci de algo? Sinto muito!

Realmente gostei do jogo e poderia recomendá-lo, mas a realidade é essa. São muitas coisas que poderiam ter sido evitadas se os engravatados da Capcom pudessem adiar o jogo por mais alguns meses.

Esperar é a melhor coisa que você pode fazer no momento. Sério.

Caso contrário, pesquisar desempenho de jogo em hardware idêntico ao seu é fundamental e evitará dores de cabeça. Mas lembre-se que geralmente benchmark no Youtube não vão abordar cenários com desempenho horríveis, que tende acontecer bem mais na reta final de jogo.

Foi útil? Marque como útil para que possa ajudar outra pessoa.
Assim que possível, vinculo uma análise completa, abordando com carinho cada tópico e acrescentando algo que tenha esquecido no momento.
Was this review helpful? Yes No Funny Award
9 Comments
Jão 9 Apr @ 12:36am 
Foi o primeiro jogo na minha vida que crashou em cutscene (3 ocasiões, sendo que em uma delas crashou 2 vezes seguidas e eu comecei a achar que não ia conseguir continuar com o game), sendo que eram cutscenes ridículas, eu realmente fiquei trigado com o jogo crashando na porra do "filminho" na minha tela... Fora isso frequentemente o FPS cai pra 10, as vezes em momentos que não tem sentido algum (meio de uma floresta, sem nenhum NPC ), nas cidades é um lixo mesmo, não tem nem o que argumentar, também ja aconteceu mais de uma vez de crashar no menu que você configura as habilidades, não faço ideia do motivo, mas aconteceu, em combates ou lutas com boss nunca tive problemas, vai entender... No geral eu me diverti bastante com o jogo, também não consigo recomendar, fico chateado por isso, mas fazer o que né? Essa é a dinâmica atual da "indústria dos games".
TitaN 6 Apr @ 10:43pm 
62hrs de gameplay hsaiuhuais
Magna 6 Apr @ 4:11pm 
Bicho, você leu minha análise mesmo?

Eu até te responderia na moral, mas meteu um "falta vc entender muito da lore jogo ainda" é demais pra mim. A realidade é que vc não gostou de ver uma review negativa de um joguinho que vc gosta bastante.
Dreykkar 6 Apr @ 11:22am 
não concordo com 70% da sua analisa, se voce realmente jogou o primeiro (que eu duvido muito), vc deveria saber que as micro-transações ja existiam, e quando eu joguei eu nem sabia delas no XBOX360.

CLARO QUE eh bem patetico a maneira que colocaram elas por NÃO FAZEREM DIFERENÇA ALGUMA NA GAMEPLAY, e se voce reclamar dos fast-travel é muita hipocrisia, Experiencia DRAGONS DOGMA é correr, andar, matar e pegar loot
se tu tira correr e andar se tu tirar o correr e andar voce tira 50% da experiencia do jogo, tu não joga RDR2 e reclama de andar a cavalo... por que reclamar do DD2 pq vc não tem fast travel

em questão de desemprenho realmente ta cagado mesmo não tem o q dizer, porem eu tenho certeza que a CAPCOM quer investir nesse jogo , então acho eu que patches de correções chegam, to com 114hrs de jogo atualmente e recomendo sim, NÃO CONFIEM NESSA DE DLC E TER QUE COMPRAR PRA JGOAR QUE É BALELA, falta vc entender muito da lore jogo ainda.
leonardo-quaresma 5 Apr @ 4:04pm 
68h de gameplay, imagina se fosse bom kkkk
Kin 5 Apr @ 12:47pm 
A melhor e mais sincera análise que li sobre DD2!
Clodovil do Himalaia 3 Apr @ 6:14am 
Boa analise, fiquei amplamente decepcionado pelo que vi ate agora(tirando o combate). Me lembro nitidamente do esforço em conseguir os cristais do primeiro jogo, posicionar eles estrategicamente pelo mapa, e todo o foco em conseguir ficar mais forte usando bons farms. Para então esperar ansiosamente para a continuação e... se tornar quase um rpg chines, que tem todo tipo de "dlc" de ajudinha para ir mais rapido, para ter mais vantagem... pro inferno isso, estragaram a essencia do game.
djfenekis 2 Apr @ 3:04am 
Seu pai tá ali
Willian 1 Apr @ 9:10pm 
ótima análise