Use sites criptografados para evitar fraudes no Safari do Mac
Quando você acessa um site criptografado (por exemplo, para fazer transações bancárias on-line), o Safari verifica se o certificado do site é legítimo. Se não for, você receberá uma mensagem de alerta.
Sites criptografados mascaram os dados que você troca com eles para que apenas você e os sites possam vê-los. É importante usar sites criptografados para impedir que outras pessoas “espionem” você.
Determine se um site é criptografado
No app Safari do Mac, procure por um ícone de criptografia no campo de Busca Inteligente. Um ícone de criptografia indica que o site usa o protocolo HTPPS, que ele possui um certificado de identidade digital e que criptografa as informações. Para visualizar o certificado de um site, clique no ícone.
Um cadeado cinza indica um certificado padrão.
Importante: se um site não tiver um ícone de criptografia, as palavras “Não Seguro” aparecem no campo de Busca Inteligente. Não digite informações pessoais ou financeiras em um site que não seja criptografado. O site sendo visitado pode não ser o site que você deseja, o que deixa as informações digitadas sujeitas a roubo. Em vez disso, retorne à página web onde você iniciou a sessão e verifique se há um link para outra versão do site que seja criptografada — como, por exemplo, “Use o nosso site seguro”. Se disponível, use-a, mesmo que você não planeje visualizar ou fornecer informações privadas.
Responder a um aviso de certificado
No app Safari do Mac, siga qualquer um destes procedimentos:
Clique em Mostrar Certificado e, em seguida, releia o conteúdo do certificado.
Se o certificado incluir uma mensagem informando que o certificado não é confiável, se foi assinado por um emissor não confiável ou se o nome e organização não são os mesmos do proprietário do site, clique em Cancelar.
Se você continuar no site, verifique o endereço na barra de ferramentas do Safari para confirmar se está correto. Alguns sites fraudulentos se disfarçam como sites confiáveis alterando uma ou duas letras do endereço do site. O certificado será armazenado no seu computador. É possível alterar os ajustes de confiança do certificado mais tarde, usando o Acesso às Chaves.
Contate o proprietário ou administrador do site e pergunte por que o site causa um aviso de certificado. Alguns sites podem ser acessados apenas de dentro de uma empresa em particular e por isso têm um certificado autoassinado (não fornecido por uma autoridade de certificação). Cabe a você decidir se deve ou não confiar no site assim mesmo ou não visitá-lo.
Responder a um aviso de site fraudulento
No app Safari do Mac, se um aviso for exibido sobre um site enganoso, mal-intencionado ou potencialmente nocivo, não visite o site.
O Safari também pode alertar você sobre sites perigosos que tenham sido indicados como maliciosos, mal intencionados ou nocivos. Ao encontrar um aviso, é recomendável que você não visite o site.
Sites maliciosos podem tentar enganar você, visando instalar software perigoso que poderia danificar o computador, redirecionar a navegação ou roubar suas informações pessoais (como nomes de usuário e senhas). Muitos sites tentam se passar por empresas ou órgãos governamentais legítimos, como o seu banco, um provedor de e-mail ou a Receita Federal.