Função do Apple File System
O Apple File System (APFS) é um sistema de arquivos proprietário que foi projetado levando em consideração a criptografia. O APFS funciona em todas as plataformas da Apple: no iPhone, iPad, Mac, Apple TV e Apple Watch. Otimizado para armazenamento Flash/SSD, ele possui criptografia forte, metadados copiados na gravação, compartilhamento de espaço, clonagem de arquivos e diretórios, capturas, dimensionamento rápido de diretórios, primitivas atômicas de salvamento seguro e elementos básicos aprimorados de sistemas de arquivos, além de um projeto exclusivo de “copiar ao gravar” que usa aglutinação de E/S para proporcionar desempenho máximo sem deixar de garantir a confiabilidade dos dados.
Compartilhamento de espaço
O APFS aloca o espaço de armazenamento sob demanda. Quando um único contêiner APFS possui vários volumes, o espaço livre do contêiner é compartilhado e pode ser alocado a qualquer volume conforme necessário. Cada volume usa apenas parte do contêiner total, portanto o espaço disponível é o tamanho total do contêiner menos o espaço usado em todos os volumes nele contidos.
Volumes múltiplos
No macOS 10.15 ou posterior, um contêiner APFS usado para inicializar o Mac deve conter pelo menos cinco volumes, sendo os três primeiros ocultados do usuário:
Volume de Pré-inicialização: este volume não é criptografado e contém os dados necessários para inicializar cada volume do sistema no contêiner.
Volume de VM: este volume não é criptografado, sendo usado pelo macOS para armazenar arquivos de troca criptografados.
Volume de Recuperação: este volume não é criptografado e deve estar disponível sem o desbloqueio de um volume do sistema para inicializar no recoveryOS.
Volume do Sistema: contém o seguinte:
Todos os arquivos necessários para inicializar o Mac
Todos os apps instalados nativamente pelo macOS (apps que costumavam ficar na pasta /Aplicativos agora ficam na pasta Sistema/Aplicativos)
Nota: por padrão, nenhum processo pode gravar no volume de Sistema, até mesmo processos do sistema da Apple.
Volume de Dados: contém os dados sujeitos a mudança, como:
Qualquer dado dentro da pasta do usuário, incluindo fotos, músicas, vídeos e documentos
Apps instalados pelo usuário, incluindo aplicativos do AppleScript e do Automator
Frameworks e daemons personalizados instalados pelo usuário, organização ou apps de terceiros
Outros locais de propriedade do usuário e nos quais ele pode gravar, como /Aplicativos, /Biblioteca, /Usuários, /Volumes, /usr/local, /private, /var e /tmp
Um volume de dados é criado para cada volume de sistema adicional. Os volumes de pré-inicialização, VM e recuperação são compartilhados, e não duplicados.
No macOS 11 ou posterior, uma captura do volume de sistema é criada. O sistema operacional inicializa a partir de uma captura do volume de sistema, não apenas de uma montagem somente leitura do volume de sistema mutável.
No iOS e iPadOS, o armazenamento é dividido em, ao menos, dois volumes APFS:
Volume do sistema
Volume de dados