Adição de cartões de crédito ou débito ao Apple Pay
Os cartões de crédito podem ser adicionados manualmente ao Apple Pay em dispositivos Apple.
Adição manual de cartões de crédito ou débito
Para adicionar um cartão manualmente, o nome, número, data de validade e CVC do cartão são usados para facilitar o processo de provisão. Essas informações podem ser digitadas pelos usuários ou capturadas pela câmera do dispositivo nos apps Ajustes, Carteira da Apple ou Apple Watch. Quando a câmera captura as informações do cartão, a Apple tenta preencher o nome, número e data de validade do cartão. A foto nunca é salva no dispositivo ou armazenada na fototeca. Após todos os campos serem preenchidos, o processo de Verificação do Cartão confirmará todos os campos, exceto o CVC. Depois, as informações são criptografadas e enviadas ao servidor do Apple Pay.
Se um ID de termos e condições for retornado junto ao processo de Verificação do Cartão, a Apple transfere e exibe os termos e condições da administradora do cartão para o usuário. Caso o usuário aceite os termos e condições da administradora, a Apple envia o ID dos termos aceitos, assim como o CVC, para o processo de Vínculo e Provisão. Além disso, como parte do processo de Vínculo e Provisão, a Apple compartilha informações do dispositivo com a administradora ou rede do cartão. Isso inclui informações sobre (a) a atividade da conta da iTunes Store e da App Store do usuário (se ele tem um histórico longo de transações no iTunes, por exemplo), (b) o dispositivo do usuário (por exemplo, número de telefone, nome e modelo do dispositivo, além de qualquer dispositivo Apple complementar necessário para usar o Apple Pay) e (c) a localização aproximada do usuário no momento em que o cartão é adicionado (se os Serviços de Localização estiverem ativados). Por meio do uso dessas informações, a administradora do cartão determina se o cartão será aprovado para uso no Apple Pay.
Dois fatores decorrem do processo de Vínculo e Provisão:
O dispositivo inicia o download do tíquete da Carteira da Apple que representa o cartão de crédito ou débito.
O dispositivo inicia o vínculo do cartão ao Secure Element.
O tíquete contém URLs para baixar a imagem ilustrativa do cartão e metadados sobre o cartão (como informações de contato, app relacionado da administradora e recursos compatíveis). Ele também contém o estado do tíquete, que inclui informações sobre a conclusão da personalização do Secure Element, a suspensão vigente do cartão pela administradora ou exigências de verificações adicionais para que o cartão possa fazer pagamentos com o Apple Pay.
Adição de cartões de crédito ou débito de uma conta da iTunes Store
No caso de cartões de crédito e débito já registrados no iTunes, o usuário pode ser solicitado a digitar a senha do seu ID Apple novamente. O número do cartão é obtido do iTunes e o processo de Verificação do Cartão é iniciado. Se o cartão for elegível ao Apple Pay, o dispositivo baixa e exibe os termos e condições da administradora do cartão e depois envia o ID dos termos e o código de segurança do cartão para o processo de Vínculo e Provisão. Cartões já registrados em contas do iTunes poderão estar sujeitos a verificações adicionais.
Adição de cartões de crédito ou débito em um app de administradora de cartões
Quando um app está registrado para uso com o Apple Pay, chaves são estabelecidas para o app e para o servidor da administradora do cartão. Essas chaves são usadas para criptografar as informações do cartão enviadas à administradora do cartão. Isso é projetado para impedir que as informações sejam lidas pelo dispositivo Apple. O fluxo de provisão assemelha-se ao usado para cartões adicionados manualmente (descrito anteriormente), exceto pelo fato de que são usadas senhas de uso único em vez do CVC.
Adição de cartões de crédito ou débito do site da administradora de cartões
Algumas administradoras de cartões permitem iniciar o processo de provisão do cartão para a Carteira da Apple diretamente dos seus sites. Nesse caso, para iniciar a tarefa, o usuário seleciona um cartão para provisão no site da administradora. O usuário é redirecionado para uma experiência isolada de início de sessão na Apple (contida no domínio da Apple) e é solicitado a iniciar a sessão com seu ID Apple. Depois de iniciar a sessão, o usuário escolhe um ou mais dispositivos para os quais aprovisionar o cartão e deve confirmar o resultado da provisão em cada dispositivo de destino.
Adição de verificação complementar
A administradora do cartão pode decidir se um cartão de crédito ou débito requer verificação adicional. Dependendo do que for oferecido pela administradora do cartão, talvez o usuário possa escolher entre diversas opções para verificação adicional, como mensagem de texto, e‑mail, ligação do atendimento ao cliente ou um método em um app de terceiros aprovado para concluir a verificação. No caso de mensagens de texto ou e-mail, o usuário vê uma opção para selecionar entre informações de contato já registradas na administradora. É enviado um código, que deverá ser digitado na Carteira da Apple, nos Ajustes ou no app do Apple Watch. No caso de atendimento ao cliente ou verificação ao usar um app, a administradora realiza o seu próprio processo de comunicação.