Esta é a FAQ sobre canais do Telegram.
Voltar à FAQ principal »
Os canais são uma ferramenta para transmissão pública de mensagens para grandes audiências. Na verdade, canais podem ter um número ilimitado de inscritos. Quando você posta em um canal, a mensagem é assinada com o nome do canal e não o seu. Você pode definir administradores adicionais para te ajudar a gerenciar o canal. Novos inscritos podem ver todo o histórico de mensagens do canal assim que eles entrarem.
Se você deseja ver um exemplo, entre no canal oficial do Telegram para ser notificado sobre nossas atualizações.
Para criar um canal:
iPhone: Inicie uma nova mensagem (toque no ícone no canto superior direito em Chats) e então em 'Novo Canal'.
Android: Toque no círculo com o ícone de um lápis e então em 'Novo Canal'.
Windows Phone: Toque no botão '+' na barra inferior e então em 'Novo Canal'.
Canais públicos possuem um nome de usuário. Qualquer um pode encontrá-los na busca do Telegram e entrar. Canais privados são particulares – você precisa ser adicionado pelo criador ou obter um link de convite para entrar.
Por favor, note que os canais privados com links disponíveis publicamente serão tratados da mesma forma que canais públicos, se houver disputas de conteúdo.
O criador de um canal pode transmitir mensagens, apagar qualquer mensagem, adicionar inscritos (somente os primeiros 200), remover inscritos, alterar o nome do canal, imagem de perfil e link, assim como apagar o canal completamente. O criador também pode adicionar e remover administradores para ajudar a gerenciar o canal.
Você pode definir direitos de administrador para cada administrador individual ao adicioná-los.
Se uma mensagem é apagada de um canal, ela desaparecerá para todos os inscritos.
Como criador do canal, você pode convidar as primeiras 200 pessoas ao seu canal. Se for um canal público, terá um nome de usuário e um link t.me (por exemplo: t.me/TelegramBR) – você pode postar esse link em suas redes sociais, anunciar em revistas ou tatuar nas costas. Se você possui um canal privado, você pode enviar seu link de convite para amigos.
Por favor, não envie links (ou outras mensagens não solicitadas) para desconhecidos. Se eles denunciarem as suas mensagens, você pode ser banido de contatar outras pessoas, mesmo que você tenha tido boas intenções.
Cada postagem em um canal possui um contador de visualizações. Visualizações em mensagens encaminhadas também são incluídas no contador total, dessa forma você pode ver facilmente o quanto ela foi encaminhada.
Note que esses números são aproximados — não queremos manter um registro de tudo que você já viu. Após um curto período de tempo (cerca de 4 dias), o Telegram esquecerá que você viu uma postagem e contará novamente se você abrir ela novamente. Por esse motivo, você pode ver várias visualizações nas postagens em um canal privado no qual você é o único inscrito.
Como criador do canal, você pode ativar as assinaturas de administrador que os usuários verão ao lado dos contadores de visualizações. Essas assinaturas mencionam apenas o nome do administrador e nenhum link para o perfil deles é adicionado.
Se as assinaturas estiverem desativadas, não há como os usuários saberem se uma mensagem foi postada pelo criador ou por um dos administradores.
Você pode adicionar um grupo de conversa ao canal. Os inscritos verão um botão de comentários em cada post no canal. Os comentários aparecem em seus próprios tópicos e também vão para o grupo de conversa para que todo mundo fique por dentro, além de tornar mais fácil para os admins acompanharem.
Você também pode usar bots (por exemplo, o bot @like) para adicionar botões às suas postagens.