Experiência digital ou DX
A experiência digital (DX), ou experiência digital do usuário, é o sentimento que um usuário final tem após uma experiência em um ambiente digital. Tradicionalmente, a experiência do usuário digital (UX) era a província de web designers e gerentes de conteúdo da web.
Hoje, o DX ainda se refere a elementos como cores, layout, navegabilidade e desempenho de uma página web –mas, além disso, também pode se referir a elementos como o quão intuitiva é uma página ou aplicativo móvel, quão eficientemente os usuários podem concluir ações (quantos cliques ou ações de deslizar são necessários) ou quão bem integrado um aplicativo ou página é com outros aplicativos.
Assim, o escopo do DX se ampliou à medida que a sofisticação dos ambientes online cresceu e se diversificou para além de uma página web e englobar wearables, bem como aplicativos que incorporam componentes de realidade virtual e realidade aumentada. A DX agora tem que abranger essas muitas entidades e também levar em conta a usabilidade na perspectiva de um usuário ter muitos dispositivos e, possivelmente, múltiplas identidades em sua vida de consumidor e profissional. Os mapas de jornada do cliente podem desempenhar um papel importante na avaliação da experiência digital do usuário e entender a motivação do usuário, ponto de entrada e frustrações que impedem o engajamento.