Internet de tudo ou IoE
A Internet de Tudo (IoE) é um conceito que estende a ênfase da Internet das coisas (IoT) nas comunicações de máquina a máquina (M2M) para descrever um sistema mais complexo que também inclui pessoas e processos.
O conceito de internet de tudo teve origem na Cisco, que a definiu como “a conexão inteligente de pessoas, processos, dados e coisas”. Como na internet das coisas todas as comunicações são entre máquinas, IoT e M2M às vezes são considerados sinônimos. O conceito de IoE mais expandido inclui, além das comunicações M2M, as interações de máquina a pessoa (M2P) e de pessoa a pessoa (P2P) assistida por tecnologia.
A internet das coisas, em seu conceito mais amplo, inclui qualquer tipo de objeto, físico ou virtual, ou entidade que possa ser endereçável e tem a capacidade de transmitir dados sem a interação pessoa-máquina; essas são as coisas na IoT. Elas, muitas vezes, são elementos que não foram conectados no passado; a automação da comunicação das coisas também é fundamental para o conceito de IoT. A IoE, por outro lado, inclui, ainda, a comunicação gerada pelo usuário e as interações associadas à totalidade dos dispositivos em rede.
Eli, o “Computer Guy”, oferece um tutorial introdutório sobre a internet de tudo: