O que é otoplastia: candidatos, procedimento, cuidados pós-operatórios

O que é otoplastia: candidatos, procedimento, cuidados pós-operatórios

A orelha, ou melhor, sua parte externa (pavilhão auricular), é um local complicado de se trabalhar devido à sua anatomia complexa, sensibilidade e espaço limitado para manobras. Portanto, se estiver planejando uma cirurgia de orelha, você precisa ter certeza de que está indo a um cirurgião que sabe o que está fazendo.

Convidamos o Dr. Rafael Zatz, renomado cirurgião plástico de orelhas, para a entrevista, na qual ele nos orientou em relação a todos os aspectos sobre o que é otoplastia. Ele abordou tudo, desde as técnicas cirúrgicas até o gerenciamento da recuperação e a obtenção dos melhores resultados.


O que é otoplastia?

Parece que essa é uma parte tão simples e muitas vezes invisível do corpo, mas as orelhas sempre foram e sempre serão um elemento importante de uma boa aparência. Qualquer falha visível nelas pode atrair a atenção indesejada de outras pessoas, o que afeta nossa autoestima e qualidade de vida.

A otoplastia, comumente conhecida como fixação de orelha, é um procedimento cirúrgico para tratar de deformidades congênitas ou adquiridas da orelha. Geralmente, as deformações de orelha, como orelhas grandes, evertidas ou protuberantes, são hereditárias. Além disso, se um dos pais tiver essa anomalia, de acordo com o princípio autossômico dominante, é provável que a criança herde uma condição idêntica de orelha.

“A otoplastia é erroneamente classificada como cirurgia estética, mas é, na verdade, uma cirurgia para corrigir uma deformidade. E quando você corrige uma deformidade congênita ou adquirida, você tem esse benefício estético que melhora o contorno do rosto da pessoa, mas também costuma refletir na autoestima do paciente.”

Como regra geral, a orelha começa a se deformar no decorrer do seu desenvolvimento. Mesmo que as orelhas pareçam estar perfeitamente bem após o nascimento, isso não exclui a possibilidade delas mudarem de formato com o tempo.


Casos em que a otoplastia é necessária

O motivo mais comum para a otoplastia é tratar a causa da baixa autoestima e os casos de bullying com base em condições de deformidade da orelha. Como diz o Dr. Zatz, “os pacientes geralmente relatam um aumento na autoconfiança após a recuperação, melhor desempenho no trabalho e liberdade do medo de bullying. Esse impacto é especialmente profundo em crianças, que acabaram de começar a moldar sua autoimagem e personalidade.”

As pessoas, principalmente as crianças, podem se sentir constrangidas com o formato ou a posição de suas orelhas e escolher a otoplastia como uma forma de obter uma aparência mais harmoniosa que se alinhe à sua autoimagem.

Mas, além de trabalhar com defeitos hereditários da orelha, a otoplastia é projetada para eliminar deformidades mais graves da orelha, que não são apenas esteticamente agradáveis, mas também fisiologicamente perigosas.

Entre esses casos estão a criptotia, quando a parte superior da aurícula fica oculta, ou a microtia, quando a orelha externa é subdesenvolvida. Até mesmo a chamada orelha de Stahl, que pode parecer “interessante” para algumas pessoas à primeira vista, pois pode se assemelhar a orelhas de elfos fantasiosos, também se enquadra nessa categoria.

Em resumo, há três indicações principais para a otoplastia:

  • Deformações hereditárias nas orelhas (orelhas salientes, assimetria, etc.)
  • Anormalidades congênitas do ouvido (microtia, anotia, orelha de abano, etc.)
  • Deformidades adquiridas pós-traumáticas (lóbulo da orelha rasgado ou esticado, queimaduras, escaldaduras, etc.)
  • Requisitos de idade

Normalmente, a otoplastia pode ser realizada a partir dos 5–6 anos de idade, quando a orelha externa já atingiu seu nível de desenvolvimento completo. Essa é uma idade bastante conveniente, pois permite que os pais cuidem da autoestima de seus filhos com antecedência, mesmo antes de eles irem para a escola e se tornarem mais conscientes.

Alguns problemas hereditários nas orelhas podem ser tratados com cuidado e sem cirurgia nos primeiros seis meses se os pais não ignorarem os sinais. Com a ajuda de talas especiais na borda das orelhas, pode-se ajudar a moldar a cartilagem da orelha, evitando a necessidade de cirurgia posteriormente [5].

Entretanto, não há limite para a realização de cirurgias em uma idade mais avançada. Como o Dr. Zatz mencionou que seu paciente mais velho tinha 70 anos de idade.


Preparação para a otoplastia

A otoplastia é um procedimento cirúrgico que pode ser realizado em regime ambulatorial. Isso significa que os pacientes podem se submeter ao procedimento e ir para casa no mesmo dia. A cirurgia leva normalmente de 1,5 a 2 horas, excluindo a preparação da anestesia. Em alguns casos, o procedimento pode demorar mais, mas geralmente não leva mais de 4 horas.

A parte mais importante da preparação é a primeira e obrigatória consulta com seu cirurgião. Felizmente, vivemos em uma época em que o diagnóstico e a consulta podem ser realizados online ou com base em fotografias. No entanto, ainda recomendamos que você visite um médico se tiver a oportunidade.

“Graças às consultas por vídeo”, explica o Dr. Zatz, “os pacientes, mesmo fora do Brasil, podem ter acesso à minha experiência. Por meio de fotos e conversas detalhadas, podemos mapear todo o processo, inclusive a técnica certa para as necessidades específicas.”

No dia anterior ao procedimento, é aconselhável lavar o cabelo (explicaremos o motivo mais adiante) e aguardar uma ligação de confirmação do médico. A otoplastia é melhor realizada pela manhã, o horário depende do funcionamento do próprio hospital, podendo variar de 5h30 a 7h30.


Visão geral do procedimento de otoplastia

Esta seção descreve as técnicas básicas de cirurgia de orelha para diferentes tipos de deformidades, bem como o processo de trabalho.


Tipos de técnicas de otoplastia

A cirurgia de orelha é muito individualizada, e não existe uma receita certa. Existem várias...


❕Você pode encontrar a continuação do artigo e muito mais em nosso site. Clique aqui e explore os conhecimentos sobre cirurgia plástica com a Bellezie!


To view or add a comment, sign in

Explore topics