Comunicado de imprensa

G20: Audrey Azoulay participa da reunião de ministros das Relações Exteriores no Rio

Por iniciativa da Presidência da República do Brasil, e pela primeira vez, este ano a UNESCO contribui com os trabalhos do G20 como parceira privilegiada. A diretora-geral da Organização, Audrey Azoulay, estará no Rio de Janeiro nos dias 21 e 22 de fevereiro para participar da reunião de ministros das Relações Exteriores.
 PR 2024 G20 Rio

Em virtude de a UNESCO ter experimentado nos últimos anos uma nova dinâmica, o G20 decidiu associar a Organização de maneira mais estreita a seus trabalhos. Desde 2020, a UNESCO tem sido convidada a participar de vários grupos de trabalho ou de compromisso, e teve a oportunidade de contribuir para uma maior valorização da educação, da cultura, das ciências e da informação nas declarações finais dos encontros do Grupo.

Com a iniciativa da Presidência do Brasil, essa cooperação alcançará um novo marco em 2024: pela primeira vez, a UNESCO será uma parceira privilegiada do G20 e estará envolvida em todo o processo. Após uma primeira reunião dos sherpas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, realizada em dezembro do ano passado em Brasília, a diretora-geral da UNESCO participará da reunião de ministros das Relações Exteriores esta semana no Rio de Janeiro.

Na quarta-feira, 21 de fevereiro, Audrey Azoulay falará aos ministros sobre a resposta atual às tensões internacionais. A diretora-geral apresentará as maneiras como a UNESCO intensificou suas ações nos últimos anos para enfrentar situações de conflito (Iêmen, Ucrânia) e para apoiar a recuperação pós-conflito (Iraque). Ela explicará, ainda, como a Organização foi capaz de fortalecer a coesão de seus Estados-membros em torno do seu mandato e avançar rumo à universalidade, como o bem-vindo retorno dos Estados Unidos à UNESCO, que ocorreu em 2023.

Na quinta-feira, 22 de fevereiro, a diretora-geral falará sobre a reforma da governança global. Ela vai detalhar o papel da UNESCO na coordenação dos esforços a favor de uma educação de qualidade para todos – um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas até 2030. Audrey Azoulay também vai apresentar as ações da Organização no campo das novas tecnologias, como o lançamento, em 2021, da primeira recomendação mundial sobre ética no uso da inteligência artificial, e a publicação, em novembro de 2023, das diretrizes mundiais da UNESCO para a governança das plataformas digitais.

Audrey Azoulay também participará de reuniões bilaterais com vários ministros das Relações Exteriores.

Contato de imprensa

Matthieu Lamarre, Gabinete de Diretora-Geral, m.lamarre@unesco.org 

 

***

 

Sobre a UNESCO 

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura contribui para a paz e a segurança, liderando a cooperação multilateral nas áreas de educação, ciências, cultura, comunicação e informação. 

Com 194 Estados-membros, a UNESCO tem mais de 2,3 mil funcionários e coordena uma rede de mais de 2 mil sítios culturais e naturais protegidos. 

Com sede em Paris e escritórios em 54 países, a Organização tem Audrey Azoulay como diretora-geral.

“Como as guerras começam nas mentes dos homens, é nas mentes dos homens que as defesas da paz devem ser construídas” – Constituição da UNESCO, 1945. 

Mais informações: www.unesco.org