Evento

Seminário Internacional Povos Indígenas e Diversidade Cultural

Saberes, Fazeres e Biodiversidade; Como Proteger para o Futuro?
Indigenous peoples - Brazil

O Museu Nacional dos Povos Indígenas (MNPI), o Ministério dos Povos Indígenas (MPI), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), em cooperação com a UNESCO e o Ministério da Cultura, organizaram o Seminário Internacional Povos Indígenas e Diversidade Cultural: Saberes, Fazeres e Biodiversidade, Como Proteger para o Futuro?, nos dias 08 a 10 de abril de 2024, no auditório da Auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa, Rua São Clemente, 134 – Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

O objetivo do Seminário é debater o reconhecimento de direitos dos povos indígenas sobre seu patrimônio cultural, especialmente os direitos de propriedade intelectual sobre seus conhecimentos tradicionais, recursos genéticos e expressões culturais tradicionais, no contexto da Organização das Nações Unidas.

Os Povos Indígenas de todo o mundo apelam por uma resposta à necessidade de afirmar os direitos aos povos indígenas sobre seus conhecimentos tradicionais presentes nos recursos genéticos preservados em seus territórios e expressões culturais tradicionais.

Assim, a proposta é abordar os desafios para o reconhecimento dos povos indígenas como autores, inventores e melhoristas, com capacidade de criação e inovação, com o uso contínuo de tecnologias aprimoradas no contexto coletivo desses povos.

O Seminário pretende reunir povos indígenas dos seis biomas brasileiros para realizar um Caucus Indígena e oferecer subsídios à posição brasileira na Conferência Diplomática da Organização Mundial dos Propriedade Intelectual (OMPI), a realizar-se em Genebra, em maio de 2024.
 

Consulte sua programação:

Programa do Seminário Internacional Povos Indígenas e Diversidade Cultural