Os 25 melhores jogos de Xbox 360

Listamos nossos games favoritos para o console da Microsoft

Os 25 melhores jogos de Xbox 360

Em novembro próximo, o Xbox 360 vai completar dez anos de lançamento. Com uma década de vida, a biblioteca de jogos do console incluiu alguns dos melhores shooters, RPGs, jogos de plataforma e de aventura já vistos. Mas, com o lançamento do Xbox One, o ciclo de vida do Xbox 360 está chegando ao fim.

O IGN EUA criou uma lista com os 25 melhores jogos do antigo console da Microsoft. O comitê de seleção é composto por Brian Albert (editor-assistente), Ryan McCaffrey (editor de previews), Mitch Dyer (editor), Miranda Sanchez (editora-assistente), e Tristan Ogilvie (produtor de vídeo).

Os critérios são os seguintes: a questão primária da lista é responder “quais são os 25 melhores jogos desta plataforma?”. A diversão que tivemos com cada game é o principal quesito, mas elementos como longevidade, influência e inovação foram levados em conta. Você pode notar a ausência de jogos impressionantes e inesquecíveis, mas a verdade é que... apesar de amarmos muitos jogos, os dez anos do Xbox 360 foram tão incríveis que não há espaço para todos no top 25. Os games a seguir são os melhores dos melhores, e não devem ser esquecidos.

E você, quais são os seus games preferidos do X360?

O jogo de RPG de South Park não é só um fantástico título licenciado como também serve de introdução à temporada 18 da série de TV. Com entre 12 e 14 horas de jogo, South Park: The Stick of Truth é inspirado tanto no gênero de videogames favorito de Matt Stone e Trey Parker, como se aproveita de todas as suas piadas internas. No final da aventura, é óbvio que nenhum jogo de South Park deveria ser feito sem envolvimento direto dos criadores. Entre TV, filme e -- agora -- videogames, há algum meio em que a turma de Cartman não é hilária?

Antes de você perceber a profundidade de Fez, o apelo do game pode ser simplesmente percebido pelo gameplay poderoso. Afinal, trata-se de um mundo em 3D, mas que apresenta-se aos jogadores em 2D e pode ser rodado em 90 graus com o uso dos gatilhos.

É um game que quebra o entendimento de perspectiva de qualquer jogador. Sua reverência aos videogames, a trilha sonora amável, as ótimas piadas internas e o seu senso misterioso são ganchos que deixam Fez ainda mais delicioso – isso para não falar nos puzzles, e na exploração livre. No fim do dia, trata-se um game que toma elementos emprestados de muitos jogos, mas ainda assim, é algo único no Xbox 360.

O game da Mojang encontrou mais sucesso no Xbox 360 do que muita gente esperava. Suas limitações por estar em um console foram compensadas por skins de personagens e atualizações grátis, preenchendo o vazio pela falta de mods dos jogos. O elemento co-op local permite criativade instantânea, com você e seu amigo construindo um mundo único do zero, usando materiais caçados ou colaborando em trabalho de equipe. O sucesso de Minecraft no Xbox 360, porém, é o seu compromisso de ser um jogo por inteiro.

É difícil o suficiente construir uma nova franquia, mas que tal construir uma que se torne um pilar para toda uma plataforma? São muitas coisas para ser alinhadas: lançar o jogo no tempo certo do ciclo de vida da plataforma, fazer um bom marketing, criar personagens adoráveis e, claro, desenhar um jogo incrível.

Gears of War fez o milagre, e Gears of War 3 criou o auge da série até hoje. História épica com momentos emocionais? Check. Grandes batalhas? Check. Modo multiplayer bem polido com servidores dedicados? Check. O maior modo Horde do mundo? Sim. O novo modo Besta que põe o Horde no chinelo? Com certeza. E claro, uma campanha co-op para quatro jogadores. Além de The Orange Box e da trilogia de Mass Effect, Gears of War 3 é provavelmente o melhor pacote de jogos da história do Xbox 360.

Pornô para fãs de carros. É assim que a Turn 10 divulgou Forza Motorsport 4 – e é assim que ele é. A resposta do Xbox a Gran Turismo pode não parecer tão brilhante quanto o jogo da Sony, mas é mais fácil de ser jogado e tem mais funções amigáveis ao usuário.

Há uma ótima seleção de carros, e quase todos eles podem ser visualizados no modo Autovista. Além disso, o elenco varia bastante, de carros elétricos (o Tesla Roadster) a ícones da cultura pop (De Lorean DMC-12). Fora das corridas, você tem diversos desafios para fazer (e receber) aos outros jogadores, um modo multiplayer robusto, customizações de carros e muito mais. É o melhor jogo para fãs de corrida no Xbox 360.



Continua na próxima página: Os 25 melhores games de Xbox 360.

Comentários