Grupo Consumoteca

Grupo Consumoteca

Pesquisas de mercado e de opinião pública

São Paulo, São Paulo 11.298 seguidores

A gente entende o mundo e explica pra você na sua língua. Somos uma consultoria que traduz cultura em inovação.

Sobre nós

O Grupo Consumoteca é uma consultoria que reinventou a maneira de traduzir cultura em inovação. Transformamos o jeito como as marcas lidam com as mudanças do mundo. Somos um HUB de antropólogos, estrategistas, estatísticos e especialistas em consumo confrontrando as verdades como vivemos. Fale conosco, conheça a nossa metodologia e entenda porque acreditamos que não existe comportamento que não possa ser explicado.

Setor
Pesquisas de mercado e de opinião pública
Tamanho da empresa
11-50 funcionários
Sede
São Paulo, São Paulo
Tipo
Empresa privada
Fundada em
2012
Especializações
Antropologia do consumo, Pesquisa qualitativa, Pesquisa quantitativa, Análise de clusters, Diagnóstico de marca, Teste de produto, Workshop de co-criação, Segmentação de público, Análise de cenários, Mapeamento de tendências e Comunidades assistida

Localidades

  • Principal

    Rua Piauí, 1164

    Casa 6

    São Paulo, São Paulo 01241-000, BR

    Como chegar

Funcionários da Grupo Consumoteca

Atualizações

  • Grupo Consumoteca compartilhou isso

    Ver perfil de Michel Alcoforado, gráfico

    Antropólogo, Phd. Sócio-Diretor na Consumoteca

    ANTROPOLOGIA E VAREJO NO RETAIL SUMMIT 2024 A antropologia é uma ferramenta importante na hora de pensar o mundo, e eu, junto com a Marina Roale, sócia e head de pesquisa do Grupo Consumoteca vim mostrar isso no Retail Summit 2024, na Cidade do Panamá. Durante os 4 dias desse que é o principal encontro de líderes do varejo do Brasil, a gente vem conduzindo as conversas e aprofundando alguns reports e estudos mais recentes que fizemos na Consumoteca. Olhar o varejo através da antropologia traz perguntas e insights importantes sobre consumo e consumidores. Alguns dos assuntos que a gente abordou para a construção desse olhar foram o consumo periférico, e os novos desafios e oportunidades que os avanços tecnológicos, como a Inteligência Artificial Generativa, apresentam hoje para o varejo e o mundo.

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Ver página da empresa de Grupo Consumoteca, gráfico

    11.298 seguidores

    Navegar entre privacidade e exposição se tornou parte da nossa vida cotidiana. No episódio "CAMADAS DA PRIVACIDADE", do CAOScast, discutimos como a hiperexposição da vida privada, a exposição seletiva e o luxo do offline afetam tanto pessoas quanto marcas. Hoje, compartilhar detalhes íntimos virou um negócio lucrativo, e muitos constroem sua autoridade e credibilidade a partir disso. 5 bilhões de pessoas estão ativas nas redes sociais, mas até que ponto isso é realmente uma escolha? A negociação entre o que mostramos e o que mantemos privado exige cada vez mais atenção. Para marcas, entender essas dinâmicas é essencial. Como podemos ajudar o público a equilibrar exposição e privacidade de forma ética, sem comprometer a saúde mental e o bem-estar? No fim, a privacidade virou um luxo, e o offline se tornou a nova fronteira do desejo. Para as empresas, surge o desafio de se conectar com consumidores que buscam tanto visibilidade quanto exclusividade. A pergunta que fica é: até onde estamos dispostos a expor para sermos lembrados? O link para ouvir o episódio completo está nos comentários.

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Grupo Consumoteca compartilhou isso

    Ver página da empresa de Caju , gráfico

    252.674 seguidores

    Cada vez mais presentes no ambiente corporativo, os jovens da conhecida Geração Z, nascidos entre 1995 e 2010, estão moldando as novas dinâmicas organizacionais. E, para entender melhor quais são as preferências da nova geração relacionadas ao mercado de trabalho e aos benefícios corporativos, a Caju, em parceria com o Grupo Consumoteca, realizou uma pesquisa exclusiva com os jovens profissionais. Vem conferir os resultados da pesquisa :)

    O que a Geração Z quer no trabalho?

    O que a Geração Z quer no trabalho?

    Caju no LinkedIn

  • Ver página da empresa de Grupo Consumoteca, gráfico

    11.298 seguidores

    As redes sociais ainda conectam ou já nos distanciam? No mais recente episódio do CAOScast, REDES ANTISSOCIAIS, discutimos um tema que afeta diretamente nossas relações digitais e profissionais: a transformação das redes sociais em redes antissociais. O que começou como espaços de conexão e interação, hoje parece fomentar divisão e conflito. Isso traz inúmeros desafios para quem navega no ambiente digital. Exploramos esses dilemas, as mudanças que moldam nosso comportamento online e três pontos centrais que refletem a crise atual: Morte do social: As redes perderam o frescor inicial, onde experimentávamos novas formas de relacionamento. Hoje, o espaço é ocupado por uma lógica de performance e competição por atenção, apagando o caráter genuíno das conexões. Crise da influência: Influenciadres que nasceram justamente pelo valor de um conteúdo despretensioso e orgânico, que fazia um contraponto à publicidade tradicional, acabaram se transformando nos novos outdoors da vida moderna. Desinformação viralizada: Em um cenário onde a polêmica atrai mais engajamento, desinformação se espalha rapidamente. A verdade se perde em meio à corrida por visibilidade. Ouça o episódio completo e vem conversar com a gente sobre qual será o futuro das redes sociais. Link nos comentários.

  • Ver página da empresa de Grupo Consumoteca, gráfico

    11.298 seguidores

    Em tempos complexos e dinâmicos, nada mais natural do que surgirem conversas igualmente interessantes. O CAOScast, podcast do Grupo Consumoteca, liderado por Michel Alcoforado com Marina Roale, Carmela Lomando Moraes e Wesley Xavier explora quinzenalmente essas conversas, abordando questões contemporâneas que vão desde transformações sociais até novas dinâmicas de consumo. Vamos dar uma olhada nos últimos episódios: Performalphas Enquanto ainda tentamos entender a Geração Z, os Alphas já estão dando novos nós nos estudos sobre comportamento. Esses jovens, nascidos a partir de 2010, trazem uma conexão ainda mais visceral com as plataformas digitais e uma mentalidade focada em desempenho desde a infância. Nesse episódio investigamos o impacto dessa geração no mercado e nas marcas. Ouça aqui: https://lnkd.in/dKCYfuAm Solo Glam A glamourização da solidão é um fenômeno recente, especialmente para mulheres. Este episódio aborda como a cultura de estar bem consigo mesmo tem moldado novos comportamentos de consumo e desafiado antigos estigmas. Ouça aqui: https://lnkd.in/ddu4k2qC Neo Ostentação O conceito de ostentação evoluiu além do luxo tradicional. Com as plataformas digitais e novas visões de mundo, surgem novas maneiras sutis de se destacar. O episódio revela como essa neo ostentação está redefinindo as regras até para o mercado de luxo. Ouça aqui: https://lnkd.in/dhE5SZiP Ditadura do Bem-Estar O bem-estar, antes uma questão pessoal, agora carrega um peso social, exacerbado pelas crises globais. Este episódio explora como o imperativo do autocuidado nos dias de hoje se tornou uma exigência e uma fonte de ansiedade. Ouça aqui: https://lnkd.in/dRF4_ewv Leitura 2.0 A leitura parece um hábito difícil de sustentar em tempos tão acelerados. Mas, com o #booktok, clubes do livro e novas livrarias em alta, o último episódio discute como esse hábito está sendo revitalizado e adaptado à nossa realidade. Ouça aqui: https://lnkd.in/dts9sYQm Cada episódio do CAOScast é uma oportunidade de se conectar com os desafios e oportunidades do nosso tempo e promover reflexões que nos fazem repensar o presente e o futuro. Em todo episódio ainda uma lista de dicas jogadas na roda pelos nossos quatro especialistas e um insight de mercado para quem precisa estar atento às mudanças de comportamento do consumidor atual. Siga-nos aqui e não perca nenhum episódio do nosso espaço de debates que traduz tendências e traz novas lentes aos temas quentes! https://lnkd.in/dTQ4g-5N

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Ver página da empresa de Grupo Consumoteca, gráfico

    11.298 seguidores

    Quem aí também já passou por esse desafio?

    Ver perfil de Marina Roale, gráfico

    Head de pesquisa na Grupo Consumoteca

    Como a gente explica o Brasil pra gringo? Ontem, a gente no Grupo Consumoteca recebeu o desafio de apresentar o Brasil para uma marca global que trouxe executivos de fora pra cá. Não é fácil, viu? Explicar o Brasil vai além dos números. Mas queria compartilhar aqui a percepção de que estamos vivendo uma fase onde aquele complexo de vira-lata está ficando para trás. A gente curte o que vem de fora, sim, mas também temos muito a oferecer para o mundo. O desafio das marcas é entender que valorizar o Brasil é destacar o que temos de único, sem cair no estereótipo. Queremos nos sentir parte das conversas globais, e o brasileiro, super engajado e conectado, quer fazer parte do mundo. Esse é um desafio que muita gente que trabalha em empresas internacionais por aqui conhece bem: traduzir o que somos enquanto consumidores e ajudar o mundo a nos entender melhor. Para quem lida com marcas gringas como tem sido essa troca por aí?

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Ver página da empresa de Grupo Consumoteca, gráfico

    11.298 seguidores

    Uma matéria especial do ESTADÃO, publicada esse mês, aborda o comportamento de consumo impulsivo da Geração Z, destacando como o ato de comprar se tornou um meio de compensação emocional e entretenimento para os jovens. Nossa Head de Insights, Marina Roale, contribuiu para a reportagem com dados da pesquisa "Geração CTRL+Z: pelas Lentes Latinas", realizada pelo Consumoteca Lab em 2022. Marina destaca que o processo de compra para essa geração envolve diversas etapas emocionais e sensoriais, desde a pré-compra, como audiência, até a pós-compra, como criador de conteúdo. Ela explica que a Geração Z não busca apenas produtos, mas a satisfação de sentimentos e desejos específicos através do consumo, transformando o ato de comprar em uma forma de terapia – o que chamamos de "consumo therapy". Esse fenômeno é impulsionado pela busca por aceitação e validação social, frequentemente reforçada nas redes sociais, onde os jovens compartilham suas experiências de compra. Os dados da pesquisa Consumoteca também revelam que essa geração se destaca pelo comportamento impulsivo nas compras, motivado pela constante exposição a estímulos online e pela busca incessante por novidades e tendências. Para Marina, entender as nuances desse comportamento é essencial para marcas que desejam se conectar com esses consumidores de maneira autêntica e eficaz.

    Compensação de emoções e ‘entretenimento’ alavancam compras impulsivas da geração Z

    Compensação de emoções e ‘entretenimento’ alavancam compras impulsivas da geração Z

    estadao.com.br

  • Ver página da empresa de Grupo Consumoteca, gráfico

    11.298 seguidores

    Millennials e Gen Zs gostam de pedir delivery por motivos diferentes! Uma pesquisa realizada com quase 10 mil pessoas revelou que 40% dos brasileiros são adeptos do delivery, mas 51% são da Geração Z, pessoas na faixa de 15 a 28 anos.* De acordo com a Marina Roale, nossa head de pesquisas, os mais jovens escolhem o serviço pela preferência em ficar em casa, enquanto as pessoas com mais de 30 anos gostam de experimentar pratos diferentes. “Os millennials sempre apreciaram experiências gastronômicas como escape da rotina, só que agora dão um peso ainda maior para a comodidade. Os Zs valorizam espaço de conforto físico e psicológico desde novos, e conseguem achar seus espaços de autonomia e individualidade dentro de casa”, contou ao jornal O Globo. Algo em comum entre as pessoas de diferentes idades é o item preferido no delivery: o fast-food. *A pesquisa foi realizada pela Ticket, empresa de benefícios de alimentação.

    Geração Z é a que mais pede comida via delivery; fast-food lidera preferências

    Geração Z é a que mais pede comida via delivery; fast-food lidera preferências

    oglobo.globo.com

  • Ver página da empresa de Grupo Consumoteca, gráfico

    11.298 seguidores

    Como a geração Z lida com o mercado de trabalho? Marina Roale, head de insights aqui do Grupo Consumoteca, compartilhou sua visão sobre o assunto e alguns dados de um estudo do Grupo Consumoteca de 2022, em entrevista para Nívia Passos, da Glamour. Um dos pontos abordados foi a diferença entre a geração millenial e a geração Z em relação às expectativas e desafios no trabalho. "[A geração Z] vê o millennial, que buscou fazer o que ama e não teve recompensas no lado financeiro; e o caminho dos pais, que muitas vezes queriam um emprego apenas para pagar as contas, o que nem sempre é bom. Essas possibilidades fazem com que essa geração encare o emprego de uma maneira mais pragmática", ressaltou Marina. Acesse a matéria para saber mais. Você é gen Z ou tem pessoas na sua equipe? Compartilhe a sua experiência!

    Mercado de trabalho: a vez da Geração Z bater o ponto

    Mercado de trabalho: a vez da Geração Z bater o ponto

    glamour.globo.com

  • Grupo Consumoteca compartilhou isso

    Ver perfil de Carla Uller, gráfico

    Gerente Executiva de Programas, Projetos e Comunicação | Clore Leadership Fellow 24/25 | Chevening Awards | MsC Comunicação e Cultura

    CONVITE Na próxima quarta, dia 19, vamos receber no Futuros - Arte e Tecnologia o lançamento da nova pesquisa “Modo Prompt”, do Grupo Consumoteca. A pesquisa apresentará macro tendências de usos cotidianos da inteligência artificial, apontando novos comportamentos de trabalho, hábitos culturais e experiências de consumo. Como as pessoas comuns, longe dos laboratórios e centros de pesquisa, estão interagindo e se apropriando das ferramentas de IA? Venha descobrir conosco! Marina Roale Michel Alcoforado Grupo Consumoteca 📌 Futuros - Arte e Tecnologia (Teatro) 🗓️ 19 de junho 🕡 das 18h30 às 20h Retire seu ingresso: https://lnkd.in/dkdqj33N

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Páginas semelhantes

Visualizar vagas