Vivemos uma das mais lindas experiências da Comitiva Brasil do IVG nesta última semana.
Realizamos, na última semana, uma visita à comunidade das mulheres quilombolas no município de Cantanhede, Maranhão, a convite de Rosângela Ludovico, a Ludo, mentora do Nós por Elas - Mentoria para Mulheres - IVG
Celebramos um momento muito especial, onde nos conectamos com a força e a coragem das mulheres quilombolas e tivemos a oportunidade de homenageá-las com um colar de pérolas da ação social “Semeando Pérolas”. Quanta emoção em abraçar cada mulher, conhecer seus desafios e sua incrível capacidade de superação.
A renda da comunidade vem da quebra do coco babaçu, uma espécie de palmeira nativa da região amazônica e do cerrado brasileiro. Os quilombos eram agrupamentos formados por indivíduos escravizados que conseguiram fugir, assim como por aqueles que foram libertos, buscando abrigo e independência longe da supervisão das autoridades coloniais. Nesse ambiente, as mulheres tiveram um papel crucial, frequentemente ocupando a liderança das comunidades, gerenciando atividades econômicas, preservando tradições culturais e enfrentando a opressão.
Atualmente, o legado das mulheres quilombolas permanece vivo, com muitas à frente de movimentos que lutam por direitos territoriais, igualdade de gênero e pela preservação das heranças culturais quilombolas. Essas ações ajudam a aumentar a visibilidade e o reconhecimento de suas histórias e batalhas. Voltamos ainda mais inspiradas, encorajadas e motivadas a seguir em frente com nossas ações sociais.
Nesta visita, tivemos a honra de conhecer o trabalho da Ludo, além do prefeito da cidade, José Martinho, e suas obras em Cantanhede.
A boa notícia é que o IVG - Instituto Vasselo Goldoni firmou uma parceria com a Secretaria da Igualdade Racial e irá lançar um programa de mentoria para cinco mulheres quilombolas, as quais terão acompanhamento por um ano.
O ganho será imenso, tanto para nós do IVG, que nos tornaremos ainda mais preparados para essa ação, quanto para a comunidade, que terá a oportunidade de desenvolvimento e acompanhamento dessas mulheres.
Estiveram nesta comitiva:
Luciana Soares Passadori, Ana Ismerim, Sandra Barbosa, Maria Cristina C.R. Carvalho, Paula Batistela e nossa admirável anfitriã, ANA TEREZA MARQUES. A elas, toda gratidão. Temos muito a realizar juntas, e assim será!
#MulheresPelaTransformação