Workshop em Engenharia e Tecnologia Espaciais

Workshop em Engenharia e Tecnologia Espaciais

Pesquisa e tecnologia em transporte espacial

São José dos Campos, São Paulo 398 seguidores

Evento promovido pelos alunos e docentes da Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais (PG-ETE) do INPE

Sobre nós

O Workshop em Engenharia e Tecnologia Espaciais (WETE), realizado desde 2010 chega a sua 13ª edição, sendo o evento mais tradicional da agenda aeroespacial no Brasil.  As áreas de pesquisa compreendidas pelo WETE abrangem processos fundamentais para a elaboração de um programa espacial, desde sua concepção, desenvolvimento de novas tecnologias, gerenciamento de processos, até o uso do sistema espacial. O WETE é um evento promovido pelos (as) alunos (as) e Docentes da Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais (PG-ETE) do INPE e seu objetivo principal é divulgar as pesquisas que vêm sendo realizadas pelo Instituto, em um ambiente de criatividade, inovação e produção científica.

Site
https://www.gov.br/inpe/pt-br/eventos/wete/2022
Setor
Pesquisa e tecnologia em transporte espacial
Tamanho da empresa
2-10 funcionários
Sede
São José dos Campos, São Paulo
Tipo
Sem fins lucrativos
Fundada em
2010
Especializações
simulation, space systems e control systems

Localidades

  • Principal

    Av. dos Astronautas, 1758 - Jardim da Granja

    São José dos Campos, São Paulo 12227-010, BR

    Como chegar

Atualizações

  • A Comissão Organizadora do 14° WETE agradece a participação essencial de vocês em nosso evento. Nosso obrigado.

    Ver página da empresa de Alltec Composites, gráfico

    3.873 seguidores

    Participamos, no dia 7 de dezembro, do prestigiado 14° Workshop em Engenharia e Tecnologia Espaciais (WETE), sediado no INPE, em São José dos Campos. Este evento representa um marco na agenda aeroespacial nacional, promovido pelos alunos e docentes da Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais da instituição. Juliana Mota, do nosso departamento de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), foi uma das palestrantes, trazendo insights para o cenário tecnológico atual. Agradecemos profundamente pela oportunidade de contribuir e pela confiança depositada em nosso trabalho. Estar à frente nesse tipo de iniciativa não só fortalece a nossa ligação com a vanguarda da tecnologia, mas também reforça nosso compromisso em impulsionar o progresso e a inovação nesse campo.

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • A Engenharia das Missões Espaciais Realização: Coordenação de Ensino, Pesquisa e Extensão - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) Local: Online Gratuito É essencial popularizar e difundir a tecnologia espacial para a sociedade e, em especial, missões espaciais. Esse curso é oferecido para ajudar a atingir esse objetivo. Vale destacar que este curso é de extensão, não se trata de curso de pós-graduação com direito a créditos atuais ou futuros nos cursos do INPE e o nível das aulas será básico, focado em divulgação científica. Não será necessário fazer inscrição, basta acessar o link nos horários especificados assim que a informação estiver disponível neste site. Todas as informações serão divulgadas no site. As aulas diárias serão de 45 min + 30 min de perguntas e debates. A primeira palestra será sempre das 14:00 h às 15:15 h e a segunda palestra sempre das 15:30 h às 16:45 h. Das 16:45 h até as 17:00 h haverá debates e perguntas. As palestras não ficarão gravadas. Objetivo: Mostrar conceitos básicos de engenharia espacial, em particular ligado ao movimento de veículos espaciais. Mostrará também diversos tipos de missões, tanto brasileiras como internacionais, bem como seus resultados. Público: O público alvo desse curso abrange todos os interessados no assunto e não possui pré-requisitos. É aberto a todas as idades e nível educacional. Horário: 14:00 às 17:00 horas Carga Horária: 15 horas Período: 11 a 15 de dezembro de 2023 Vagas: Ilimitado Certificado: O certificado de participação será oferecido para quem tiver frequência igual ou superior a 80% no curso Link: https://lnkd.in/dg4kQ6Q9

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Palestra ALLTEC: Materiais Compostos Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento Juliana Machado da Mota Possui graduação em Engenharia Química pela Escola de Engenharia de Lorena - USP. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Materiais Cerâmicos, Materiais Poliméricos e Compósitos. Mestrado na área de Engenharia Mecânica no setor de Física e Química de Materiais Aeroespaciais no Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Atualmente atua na área de Engenharia de Desenvolvimento da empresa ALLTEC.

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Palestra Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI) Coordenador da Unidade Regional Alexandre Macedo de Oliveira Alexandre Oliveira é Graduado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade de Brasília (2010), Mestre em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, na sub-área Mecânica Espacial e Controle (2014). É aluno de doutorado do curso de Ciências e Tecnologias Espaciais no Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA. Foi bolsista de pesquisa no projeto SIA (Sistemas Inerciais Avançados para Aplicação Espacial) e engenheiro na AVIBRAS Indústria Aeroespacial, participando no desenvolvimento de diversos produtos da empresa e operações de lançamento. Em 2016, foi aprovado no concurso para tecnologista da Agência Espacial Brasileira, sempre exercendo funções associadas às atividades do INPE e DCTA. Atualmente, é o Coordenador da Unidade Regional da Agência Espacial Brasileira em São José dos Campos.

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Atividade - Observação Solar Com satisfação, anunciamos que através do Projeto Céu Profundo coordenado pelo Wandeclayt M., iremos apreciar e observar o Sol no último dia do 14° WETE. Contamos com sua presença. Wandeclayt M. propõe, coordena e executa atividades de observação astronômica junto ao público, de formação e capacitação de professores e oficinas de astronomia "hands-on" com dados reais de telescópios.

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Palestra Embrace - Mulheres - Ana Clara Dias Barbosa - Mariana C. - Evelyn Cristina Coutinho dos Santos - Carolina Santos Oliveira - Lilian Gabriela Coelho Honorato Descrição: O Embrace Mulheres é um grupo de afinidade com funcionários voluntários da Embraer que busca representar as mulheres da empresa. O objetivo é de promover a troca de experiências e suportar ações afirmativas sobre diversidade na Embraer. Contato: embrace@embraer.com.br

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Mesa Redonda 1° Satélite de Coleta de Dados SCD-1 - Dr. Marcelo Lopes de Oliveira - Dra. Fabiola de Oliveira - MSc. Mario C. Padovan de Almeida - Dra. Ana Maria Ambrosio O satélite SCD-1 faz parte da Missão de Coleta de Dados que, através de um sistema de coleta de dados ambientais baseado na utilização de satélites e plataformas de coleta de dados (PCDs) distribuídas pelo território nacional, objetiva fornecer ao país dados ambientais diários coletados nas diferentes regiões do território nacional. As PCDs são pequenas estações automáticas, instaladas, geralmente, em locais remotos. Os dados adquiridos pelas PCDs são enviados aos satélites que os retransmitem para as estações terrenas do INPE, em Cuiabá e Alcântara. A partir daí, os dados são enviados para o Centro de Missão, em Cachoeira Paulista, onde é realizado o seu tratamento e a sua distribuição imediata aos usuários do sistema. Os usuários cadastrados recebem os arquivos com os dados já processados, utilizando a Internet. Os dados coletados pelo satélite SCD-1 são utilizados em diversas aplicações, tais como a previsão de tempo do CPTEC, estudos sobre correntes oceânicas, marés, química da atmosfera, planejamento agrícola, entre outras. Uma aplicação de grande relevância é o monitoramento das bacias hidrográficas através das plataformas da ANA e do SIVAM, que fornecem dados fluviométricos e pluviométricos.

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Palestra Visiona - Tecnologia Espacial Coordenadora da Área de Controle de Órbita e Atitude Dra. Mariana Barbosa Doutora com a Tese em soluções de fusão de sensores para pequenos satélites; Estimativa de atitude; Filtragem de Kalman; pela Utah State University (Estados Unidos) em 2013. MSc. em Automação e Controle Aeroespacial em Ceské vysoké ucení technické v Praze (CVUT) - República Tcheca (2012-2013). Mestrado em Engenharia (M.Eng.), Engenharia Aeroespacial, Aeronáutica e Astronáutica/Espaço em 2012 pela Luleå University of Technology (Suiça). Mestrado em Engenharia (M.Eng.), Engenharia Aeroespacial, Aeronáutica e Astronáutica/Espaço (2011-2012) pela Julius-Maximilians-Universität Würzburg (Alemanha). Bacharel em Engenharia (B.E.), Mecatrônica, Robótica e Engenharia de Automação (2003-2007) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Páginas semelhantes

Visualizar vagas