Portal: Filme continua em desenvolvimento, diz JJ Abrams

Half-Life poderá ter ficado para trás, por agora.

J.J. Abrams veio dar novo alento aos fãs que esperam ver uma versão de Portal no grande ecrã. Apesar da falta de notícias, o produtor garante que o filme continua em desenvolvimento nos estúdios da Warner Bros.

O realizador conhecido pelo trabalho em Star Trek e nos Episódios VII e IX de Star Wars falou com a IGN sobre o progresso no filme de Portal. Durante uma entrevista sobre o lançamento do Blu-Ray 4K de Super 8, Abrams disse: "neste momento temos um guião que está a ser escrito para o filme de Portal. Estamos muito entusiasmados com a abordagem e o pitch, por isso parece que as coisas estão finalmente a encarrilar". Esta frase final, em particular, parece indicar que o filme sofreu de um longo ciclo de produção e desenvolvimento. Recordamos que a primeira indicação sobre esta película chegou na E3 de 2013, através de Gabe Newell. O fundador da Valve afirmou que estava a tentar cooperar com a Bad Robot, companhia de produção de J.J. Abrams, que entretanto assumiu a produção do filme sob a alçada da Warner Bros.

Abrams não revelou os guionistas que estão a trabalhar no filme, nem disse se Portal já tem realizador ou não. Ainda assim, expressou algum entusiasmo sobre o potencial de storytelling do jogo: "tem um enorme potencial por muitas razões, uma das quais é por causa da limitada narrativa do jogo, por muito inteligente que seja. Vai ser muito divertido". Para quem já jogou Portal e a sequela (Portal 2), isto parece indicar que o filme se vai focar sobretudo em expandir aquilo que vimos no primeiro jogo. Isto porque Portal 2 já teve uma narrativa mais desenvolvida, com a história da Aperture Science a receber particular atenção.

Quanto ao enredo, o primeiro Portal seguia a protagonista silenciosa Chell, uma cobaia da Aperture Science que tinha de escapar de uma fábrica utilizando apenas uma arma que cria portais nas superfícies. Também podemos contar com GlaDOS, a Inteligência Artificial da Aperture Science que serve como antagonista em ambos os títulos. Restam dúvidas sobre uma personagem: JK Simmons, que fez de Cave Johnson, o fundador da Aperture Science, em Portal 2, para deleite dos fãs. Poderá Simmons voltar, em versão live-action, para desempenhar o papel? Não seria um caso isolado, depois de o ator também ter recuperado o papel de J. Jonah Jameson em Spider-Man: Far From Home.

Mas Portal não é o único jogo da Valve que a Bad Robot procura adaptar ao grande ecrã. Half-Life é outro título que interessa à companhia, mas este tem-se revelado um caso mais complicado. Na mesma entrevista, Abrams afirmou que a Bad Rob não está "ativamente envolvida de momento" em nada relacionado com esse filme. Curiosamente, Half-Life e Portal partilham o mesmo universo em termos de lore, pelo que os fãs vão esperar para ver se, caso ambos os filmes saiam, também vão ter histórias interligadas. Recordamos que J.J. Abrams já tem uma ligação forte com os meios, e a própria Bad Robot vai produzir videojogos - através da Bad Robot Games.

Mas a lista de prioridades de Abrams deverá estar preenchida, depois de ter assinado um contrato no valor de 500 milhões de dólares com a WarnerMedia em 2019. Detetive Pikachu e Mortal Kombat contam-se entre os sucessos até agora, mas no horizonte estão ainda vários filmes e séries da DC. Resta saber como é que os filmes de Portal e Half-Life vão encaixar nesta conjuntura. E também esperamos para ver se consegue quebrar o estereótipo de filmes de videojogos de qualidade dúbia.


Gonçalo Taborda nasceu a chorar, estudou para falar e viveu a jogar. Foi ele que inventou esta frase e orgulha-se muito disso. Adivinhou a plot twist do SW:KOTOR antes do final da história e chegou a Silver V no LoL, por um dia. Podes segui-lo no Twitter: @OMelhorTaborda

Neste Artigo

portal

Nuclear Monkey Software | 9 de Outubro de 2007
  • Plataforma / Tópico
  • PC
  • Macintosh
Relacionado
Comentários