Eu tenho uma grande admiração pelo Boticário pois é uma empresa que sempre se pautou pela preocupação da sua sustentabilidade versus o meio ambiente. Para conhecer a reportagem completa do InfoMoney, clique no link logo após a imagem do post.
No rebote dos resultados financeiros de 2023, anunciados no início do mês, o Grupo Boticário atualizou nesta quinta-feira seus compromissos com a pauta ESG. A empresa já tem anotado avanços nas metas de sustentabilidade, cujos prazos vão até 2030, em alguns casos. Alguns dos resultados da meta, no entanto, lançam luz a uma dificuldade de empresas engajadas no tema: conciliar crescimento e compromisso ambiental.
Em 2023, o Grupo Boticário viu suas vendas totais baterem um recorde histórico de R$ 30,8 bilhões crescimento de 30,5% frente a 2022 e quase o dobro do registrado em 2021. O lucro líquido atribuído aos controladores foi de R$ 533,2 milhões. Três linhas das metas ambientais no grupo, no entanto, acabaram com uma queda nominal frente a esse cenário.
Houve um aumento das emissões totais de gases em 8%, nos compromissos para redução de 42% nas operações diretas e do uso de energia renovável em fábricas, centros de distribuição e varejo próprio até 2030. No escopo de redução de 17% em emissões por ações coordenadas com parceiros, o que adiciona complexidade em função da cadeia, houve na verdade um aumento de 29% nas emissões. O consumo de água aumentou em 10%, contra uma meta de redução de 25% do volume total.
O aumento no número de vendas acaba refletindo nos dados. Uma demanda maior exige mais gastos energéticos e de água na produção, além de aumento na distribuição, por exemplo. “Significa que meu negócio também cresce. A intensidade para se impor nas iniciativas a partir de agora vai ser muito maior”, diz Luis Meyer, diretor de ESG da companhia. Soma-se ainda uma espécie de crescimento inorgânico no escopo das iniciativas com a aquisição da Truss, pelo Grupo Boticário, em 2923. “Acaba que colocamos para dentro de um número base de 2022 todo um novo negócio, com distribuidores, fábricas.”
#boticario
Coordenadora jurídica / Advogada Sênior / Advogada Cível, Trabalhista, Consumidor, Regulatório ANVISA / contencioso / preventivo / Contratual / Gerente Jurídico /
3 mHá alguns anos, meu marido e eu combinamos que eu me dedicaria à carreira jurídica e ele se tornaria do lar. Com dois filhos, precisávamos que um focasse na profissão e o outro focaria no nosso tesouro mais precioso: nossos filhos, os cuidados com a família, com a casa. E assim está sendo: ele se dedica às tarefas (infindáveis) domésticas e aos nossos filhos. Eu tenho tranquilidade para sair e trabalhar, pois sei onde e com quem nossos filhos estão, que estão sendo cuidados de perto pelo melhor pai do mundo. Não me traz peso me dedicar à minha carreira. Eu o admiro muito. Ele faz tudo com alegria. Em novembro completamos 23 anos de um casamento incrível. Dizem por aí que casamento é “loteria”. Se for mesmo, eu posso dizer de boca cheia: eu ganhei na mega da virada trinta vezes!