Paratletas de nosso país alcançam grandes resultados mais uma vez, mas o interesse de todos pela realidade das pessoas com deficiência ainda fica só no discurso e falha na prática
Por Gabriela Germano
[…]
O tão falado e almejado mundo inclusivo está longe de ser uma realidade. Durante a cobertura, repórteres enfatizaram como a acessibilidade era um desafio gigantesco para Paris. Apenas 3% das estações de metrô da cidade, por exemplo, têm condições de atender pessoas com deficiência. A expectativa do comitê organizador, no entanto, é de que um acontecimento dessa magnitude possa ser transformador para a capital do país. Mas não precisamos falar só de lá. O Rio, que foi sede das competições em 2016, teve melhorias. Mas ainda deixa muito a desejar como um lugar receptivo a quem tem algum tipo de dificuldade de locomoção. Infelizmente, iniciativas nesse sentido são temporárias e pontuais, poucas providências são permanentes e sólidas. Enquanto o mundo está olhando pra gente, vamos fazer acontecer. Mas e depois? Todos têm o direito básico de se locomover em dias comuns, não só em eventos especiais.
Inclusão vai muito além de questões de mobilidade urbana. Sabe aquela história de quem não é visto não é lembrado? Nossos paratletas conquistaram grandes feitos.
[…]
Nas redes sociais, o jornalista Pedro Suaide, que cobria as disputas em Paris fez uma análise importante: as mesmas marcas que enviaram centenas de influenciadores para os Jogos Olímpicos sumiram nas Paralimpíadas. […] Os
patrocinadores, pelo jeito, não têm interesse nesse “negócio’’ de incluir todos os públicos.
[…]
Fingimos ser uma sociedade que abraça, mas, no fundo, não colaboramos para que todos sejam vistos, considerados e incluídos em igualdade. Se a criança que vibra com as Paralimpíadas convive com outras pessoas com deficiência na escola, na rua e no dia a dia, fica naturalizado para ela desde cedo que tudo é possível para todos os seres, respeitando-se as dificuldades individuais que todos podemos ter, é claro.
A gente realmente não deve silenciar sobre isso. Nem nas Paralimpíadas, nem nunca.
• • •
Não me silenciarei. E você ?
Leia a íntegra no portal do Extra
#TextoAlternativo
Diretor de Relações Institucionais | Digital Manager - Metaverso na Esportsmaker
2 mAlpargatas, sinônimo de inovação e criatividade. Trasformando a simplicidade em novidade. Parabéns por mais essa criação!