O respeito ao nome social é lei, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido até que toda pessoa trans tenha garantidos os seus direitos – no Brasil e no mundo. Neste Dia Nacional da Visibilidade Trans, reforçamos nosso compromisso com essa luta. No Hcor, o respeito ao nome social de pacientes, acompanhantes, colaboradores e todos que fazem nosso hospital é uma prática fundamental e garantida. O cuidado com a saúde não pode prescindir do reconhecimento das identidades e das individualidades, em toda a sua diversidade. 🏳⚧
Associações de pacientes são organizações da sociedade civil que se reúnem em torno dos direitos das pessoas com certas condições de saúde, e que prestam um papel muito importante de suporte para os pacientes e cuidadores. No caso da AME, não é diferente.
Existem diversas associações de pacientes relacionadas à AME espalhadas pelo Brasil. Elas desempenham um papel crucial na vida de muitas famílias ao oferecer suporte emocional, compartilhar informações valiosas para melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas com AME, além de engajar por melhorias no tratamento e nas políticas de saúde.
Essas entidades têm como objetivo criar uma rede de solidariedade e apoio às pessoas com AME, mostrando que ninguém está sozinho nessa jornada.
Com interesses que vão ao encontro dos ideais da campanha AME Cada Conquista, muitas dessas instituições estão participando do movimento. Conheça cada uma delas deslizando para a esquerda.
#AMEcadaconquista#AME#juntospelaAME#ParaTodosVerem
Carrossel de imagens multicoloridas falando sobre a importância das associações de pacientes para as pessoas com AME, destacando a participação das associações na campanha AME Cada Conquista. São elas: Abrame, Donem, Iname, Instituto Fernando Loper e Viva Íris.
No dia 26 de outubro, comemoramos o Dia Internacional da Visibilidade Intersexo!✨
Esta data foi escolhida para referenciar a manifestação ocorrida em 1996, na cidade de Boston, nos Estados Unidos, durante uma Conferência da Academia Americana de Pediatria. Essa manifestação é reconhecida como a primeira manifestação pública de pessoas intersexo registrada.
Desde então, a população intersexo garantiu alguns de seus direitos básicos, pelos quais ainda luta. A advocacia tem se destacado como uma aliada das pessoas intersexo nessas conquistas nos últimos anos. Contudo, apesar dos avanços, muitas lutas ainda permanecem. Confira algumas das reivindicações de direitos que as pessoas intersexo ainda encampam:
🔹 Acesso ao CPF: Durante muitos anos, pessoas intersexo enfrentaram dificuldades para garantir acesso ao registro civil de nascimento. Apesar de o CNJ ter possibilitado o registro para pessoas identificadas como intersexo no momento do nascimento, o sistema ainda não permite o uso de diferentes marcadores para gênero/sexo, deixando muitas crianças intersexo sem acesso ao CPF.
🔹Reconhecimento Legal: A condição intersexo ainda não é plenamente assegurada no direito brasileiro, o que impede que as pessoas intersexo utilizem o termo como um marcador registral de gênero e que sua condição seja reconhecida por políticas públicas.
🔹Políticas Públicas: As pessoas intersexo não contam com políticas específicas de saúde, educação e seguridade social, enfrentando sérias barreiras que a ausência de políticas intensifica. É fundamental construir políticas que atendam às condições e necessidades únicas das pessoas intersexo ao longo de suas vidas.
🔹Participação no Esporte: Durante as Olímpiadas de Verão de 2024, percebemos a influência emancipadora do esporte. No entanto, muitas pessoas intersexo são obrigadas a desistir da prática profissional ou a se submeter a intervenções para participar de competições. É preciso garantir que essas pessoas não sejam excluídas do esporte.
Que a comunidade intersexo possa contar com mais aliados na defesa de seus direitos. 💛 💜
Conheça a ABRAI - Associação Brasileira Intersexos#visibilidadeintersexo#diversidadeoabsp#oabsp#intersexo#inclusao#diversidade
O lançamento do aplicativo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para registrar o interesse da população em ser doador de órgãos é uma iniciativa para tentar resolver o maior gargalo nessa área no Brasil: a falta de doadores e a alta taxa de recusa familiar, quando a família do doador decide não seguir com o processo, que chega a 42%. Após 3 anos, o Brasil conseguiu ultrapassar os números pré-pandemia, chegando a 19,9 doadores a cada milhão de habitantes, aquém do índice considerado ideal, cerca de 40 doadores. Mesmo sendo o 4º país no ranking de nações que mais realizam transplantes de órgãos no mundo e tendo atingido recordes de doações em 2023, com mais de 29 mil transplantes realizados, o país convive com a falta de órgãos.
De acordo com especialistas ouvidos pelo Futuro da Saúde, o país tem qualidade técnica, profissional e hospitalar suficiente nessa esfera. Contudo, o grande desafio é tornar a doação de órgãos uma cultura no país, assim como a Espanha, grande referência no tema, que atingiu o patamar ideal e tem uma recusa familiar de apenas 16%. Para isso, é preciso esforços do Governo e da população para inserir o tema no dia a dia.
Leia mais em: https://lnkd.in/dUt7m573#futurodasaúde#transplantedeórgãos#Brasil
📅 A #ANS apoia a campanha Janeiro Branco, que destaca a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional.
A iniciativa foi criada em 2014 pelo psicólogo, palestrante e escritor mineiro Leonardo Abrahão. Hoje, a campanha é um marco no calendário brasileiro e, desde 2023, é reconhecida oficialmente como lei federal (Lei 14.556/23).
💡 A escolha pelo primeiro mês do ano está atrelada ao significado de recomeço, e a cor branca remete a uma folha de papel ou tela em branco, simbolizando a oportunidade de escrever uma nova história.
Neste ano, o tema é: “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”. A ideia é incentivar pessoas, famílias e instituições a apoiarem com ações concretas que priorizem coletivamente a saúde mental.
👉 Desde 2004, a Agência incentiva as operadoras de planos de saúde a desenvolverem programas de promoção da saúde e prevenção de riscos de doenças (Promoprev), incluindo a área de saúde mental. Atualmente, existem 17 programas específicos nessa área de atenção aprovados pela reguladora.
🌐 Saiba mais sobre a campanha e acompanhe as iniciativas da #ANS no portal oficial, acesse através do link: gov.br/ans
.
.
.
#JaneiroBranco#SaúdeMental#BemEstar#SaúdeSuplementar
Transformar a jornada das pessoas com AME não é tarefa fácil. Existem nuances e complexidades que apenas a união entre diferentes atores é capaz de dar conta. Daí surgiu a ideia de criar o movimento AME Cada Conquista. Mas você sabe qual a importância e a participação de cada parceiro na campanha?
Os quatro protagonistas do álbum AME Cada Conquista, Laissa Guerreira, Amanda Lyra, Gabriel Serafim e Roberta Oliveira, representam as histórias das pessoas com AME, bem como demonstram quão diversa e plural essa comunidade é, além de inspirarem outras pessoas com AME a escreverem suas próprias histórias de conquistas.
Profissionais da saúde, como médicos e fisioterapeutas, fornecem a visão científica sobre a AME, orientando e encorajando esses pacientes quanto aos cuidados necessários para controlar a doença e conquistar mais saúde, qualidade de vida e autonomia.
O papel das associações de pacientes é igualmente importante. Elas são, muitas vezes, o ponto de suporte e acolhimento dessas pessoas e de seus familiares. Sabem como é o dia a dia com a condição e entendem mais do que ninguém as necessidades dos pacientes.
Todos esses envolvidos têm papéis específicos. Mas juntos, conseguem ter uma visão holística sobre as necessidades das pessoas com AME, suas dores, desafios e, claro, conquistas possíveis a partir do acompanhamento adequado.
#amecadaconquista#AME#juntospelaame#ParaTodosVerem
Vídeo com imagens coloridas e ilustrações que representam parceria, união e conquistas, reforçando a importância do engajamento conjunto de pessoas com AME, associações de pacientes, médicos e profissionais da saúde em geral (e o papel de cada um desses entes) para mudar o cenário da AME no Brasil.
CALOR HUMANO, esse é um dos nossos valores na Rede Mater Dei e também na minha vida pessoal.
Para mim, o alinhamento de valores pessoais, com os valores da empresa que se escolhe dedicar, é a essência da realização profissional.
Na tarde do dia 3 de abril, as crianças internadas no Hospital Mater Dei Contorno, em Belo Horizonte, tiveram uma surpresa: elas receberam a visita da dupla de palhaços Patati Patatá.
“Um de nossos pilares é o calor humano e realizamos ações humanizadas voltadas para o bem-estar dos pacientes. Em razão disso, a equipe do Patati Patatá nos procurou para fazer esta visita às nossas crianças”, conta Marianna Xavier, gerente geral da unidade.
Ficamos muito felizes em recebê-los e esperamos que esse dia especial fique marcado na memória das crianças e adultos que presenciaram essa linda ação de carinho e solidariedade.
#redematerdei#esg#qualidadepelavida#tudopravoceficarbem
As Diretrizes sobre transplantes em morte circulatória britânicas vão traduzidas em anexo. Eis o parágrafo final:
«As alterações legislativas que introduziram sistemas de consentimento presumido para a doação de órgãos tornaram mais fácil registar o desejo de uma pessoa de se tornar ou não dador de órgãos: não fazer nada pode hoje em dia ser presumido como um sinal de vontade. O desejo geral de um doente de se tornar dador deve ser cuidadosamente considerado juntamente com os desejos do doente relativamente ao tratamento e às intervenções necessárias para se tornar dador. Uma vez que o doente estará inconsciente, as decisões devem ser tomadas em seu nome, tendo em conta o que se sabe sobre os seus desejos em relação à doação. Nesta diretriz atualizada, explicámos o papel do ‘benefício geral’ na verificação da atitude correta a tomar por um potencial dador de órgãos e situámo-lo no contexto das mais recentes alterações legislativas do Reino Unido. De particular importância, estabelecemos uma distinção fundamental entre ‘força da prova’ e ‘prova da força’. Esperamos que estas diretrizes harmonizem a prática e definam a direção para uma maior expansão das doações e transplantações de órgãos de pessoas após morte circulatória no Reino Unido e no resto do mundo.»
📅 A #ANS apoia a campanha Janeiro Branco, que destaca a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional.
A iniciativa foi criada em 2014 pelo psicólogo, palestrante e escritor mineiro Leonardo Abrahão. Hoje, a campanha é um marco no calendário brasileiro e, desde 2023, é reconhecida oficialmente como lei federal (Lei 14.556/23).
💡 A escolha pelo primeiro mês do ano está atrelada ao significado de recomeço, e a cor branca remete a uma folha de papel ou tela em branco, simbolizando a oportunidade de escrever uma nova história.
Neste ano, o tema é: “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”. A ideia é incentivar pessoas, famílias e instituições a apoiarem com ações concretas que priorizem coletivamente a saúde mental.
👉 Desde 2004, a Agência incentiva as operadoras de planos de saúde a desenvolverem programas de promoção da saúde e prevenção de riscos de doenças (Promoprev), incluindo a área de saúde mental. Atualmente, existem 17 programas específicos nessa área de atenção aprovados pela reguladora.
🌐 Saiba mais sobre a campanha e acompanhe as iniciativas da #ANS no portal oficial, acesse através do link: gov.br/ans
.
.
.
#JaneiroBranco#SaúdeMental#BemEstar#SaúdeSuplementar
A campanha do Janeiro Branco, fortalece a importância sobre o cuidado com a saúde mental no ambiente corporativo e na vida pessoal.
Cuidar da mente é tão essencial quanto cuidar do corpo.🧠🤍
📅 A #ANS apoia a campanha Janeiro Branco, que destaca a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional.
A iniciativa foi criada em 2014 pelo psicólogo, palestrante e escritor mineiro Leonardo Abrahão. Hoje, a campanha é um marco no calendário brasileiro e, desde 2023, é reconhecida oficialmente como lei federal (Lei 14.556/23).
💡 A escolha pelo primeiro mês do ano está atrelada ao significado de recomeço, e a cor branca remete a uma folha de papel ou tela em branco, simbolizando a oportunidade de escrever uma nova história.
Neste ano, o tema é: “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”. A ideia é incentivar pessoas, famílias e instituições a apoiarem com ações concretas que priorizem coletivamente a saúde mental.
👉 Desde 2004, a Agência incentiva as operadoras de planos de saúde a desenvolverem programas de promoção da saúde e prevenção de riscos de doenças (Promoprev), incluindo a área de saúde mental. Atualmente, existem 17 programas específicos nessa área de atenção aprovados pela reguladora.
🌐 Saiba mais sobre a campanha e acompanhe as iniciativas da #ANS no portal oficial, acesse através do link: gov.br/ans
.
.
.
#JaneiroBranco#SaúdeMental#BemEstar#SaúdeSuplementar
ATENÇÃO, esse conteúdo vai te emocionar! ❤️
Seu Imposto de Renda pode nos ajudar a continuar cuidando de pacientes oncológicos do Hospital de Amor, e a apoiar uma das melhores cidades para envelhecer no Brasil.
Expansão do acesso ao cuidado gratuito e de excelência ao paciente oncológico
Hoje gostaria de pedir sua atenção para o Projeto Amparo ao Idoso, iniciativa do Hospital de Amor em Barretos que faz parte das ações voltadas aos cuidados da população idosa da cidade, oferecendo serviços médicos especializados, assistência social e ações de promoção à saúde.
Entre essas mobilizações, destaco a parceria com 20 casas de apoio, algumas funcionando como lares de longa permanência e outras como espaços para atividades culturais, acompanhamento médico, alimentação e alojamento, transformando a vida desses idosos.
A sua ajuda financeira pode dar mais força a esses projetos, dignidade a essas pessoas e salvar muitas vidas, além de promover pertencimento e bem-estar. Quem doa para o Projeto Amparo ao Idoso do Hospital de Amor, inclusive por meio do Imposto de Renda, doa para todos os idosos da nossa região.
Nosso objetivo é que Barretos possa ser o melhor lugar para se envelhecer no Brasil e no mundo.
Participe dessa causa, contribuir é fácil e, acima de tudo, essencial. Visite nossa página (https://lnkd.in/da6KFH9r) para mais informações ou faça um PIX para doar usando o seguinte endereço de e-mail: doar@hospitaldeamor.com.br.
Empresas parceiras: se a sua empresa deseja contribuir de outra maneira, entre em contato conosco através do WhatsApp (11) 94803-5365 ou pelo e-mail parcerias.corporativas@hospitaldeamor.com.br. Doe para o maior projeto de idosos do Brasil.
#PesquisaCientífica#HospitalDeAmor#SaúdePública#Oncologia#Filantropia#ResponsabilidadeSocial
Técnica de Enfermagem | Clínica Médica | Coleta Laboratorial | Exames Cardiológicos
1 mParabéns!