E chegamos ao último dia de Web Summit! Vem com a gente conferir os principais pontos pela visão da nossa Innovation Lead, Carolina Guimarães.
O terceiro dia foi marcado por reflexões sobre erros, criatividade e a construção de futuros desejáveis.
O dia começou com um lembrete: os erros são essenciais para o progresso. Através da vulnerabilidade e do aprendizado constante, podemos impulsionar a inovação. O "acerto" nos mantém na zona de conforto, enquanto os "erros" nos convidam a explorar novos caminhos.
No palco Creatiff, a era do protagonismo foi o tema central. A cocriação se torna cada vez mais importante para o sucesso de experiências inovadoras. Diversas palestras abordaram a importância da colaboração e da inteligência coletiva para impulsionar a criatividade.
Inteligência Artificial Generativa: aliada ou inimiga da criatividade?
As Inteligências Artificiais Generativas (IAGs) foram debatidas em relação ao seu potencial para impulsionar ou limitar a criatividade. O consenso geral foi que as IAGs podem ser ferramentas poderosas, mas que seu uso deve ser combinado com inteligência social e diversidade para gerar resultados relevantes e impactantes.
Desafios e oportunidades da criatividade brasileira:
Mari Santos, da Jubarte Produtora e Felipe Silva, da Gana discutiram a dicotomia entre o Brasil que vemos nas ruas e o mercado corporativo criativo. Eles destacaram a necessidade de diversificar as equipes e dar voz às mentes criativas brasileiras para que o mercado reflita a riqueza cultural do país.
A inventividade do povo brasileiro foi celebrada por diversos palestrantes como um convite para nos apropriarmos de nossas raízes e construirmos realidades mais interessantes.
Construindo futuros desejáveis:
Fred Gelli, CEO da Tátil Design, encerrou o dia com um desafio: se não começarmos a imaginar futuros desejáveis, eles nunca se tornarão realidade. Cabe a cada um de nós contribuir para a construção de um amanhã melhor.
#ioasys #WebSummit #WebSummit2023 #Criatividade #Inovação #Futuro #Tecnologia #Review #Evento