19 de Novembro: Dia do Empreendedorismo Feminino
No Brasil e no mundo, as mulheres têm o seu espaço no âmbito profissional, tanto que neste dia 19 de novembro comemora-se o Dia do Empreendedorismo Feminino. A data foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014. Juntamente, hoje mais de 150 países aderiram ao calendário, que vem ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nele, está a busca por alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas no mundo.
Da mesma forma, no Brasil, a data promove ainda a conscientização da população sobre o papel de mulheres empreendedoras, que movem a economia do país, geram empregos e transformam suas realidades. Segundo o boletim ‘Empreendedorismo Feminino 2023 do SEBRAE’, o Brasil foi classificado como o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras pela pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2020, realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ).
Por outro lado, o desafio dessas empreendedoras é grande, posto que grande parte são mães (53%), donas de casa, filhas e esposas. Além disso, há também uma boa parcela delas que enfrentam desafios sociais, raciais, de equidade de gênero e seus próprios medos e anseios. Mesmo assim, elas já somam mais de 1,3 milhão de mulheres donas de negócios (dados de 2022).
Recomendados pelo LinkedIn
Ainda de acordo com o SEBRAE, até fevereiro de 2023 eram mais de 21 milhões de mulheres donas de pequenos negócios. Desses, quase 15 milhões são MEI (Micro empreendedoras Individuais). Assim, os 6,3 milhões restantes são ME + EPP (Micro Empresárias e Empresas de Pequeno Porte).
Neste conteúdo do Portal de Notícias Corretora do Futuro, você vai conhecer a realidade de algumas dessas empreendedoras. Elas são gestoras de Unidades que conectam corretoras de seguros à Lojacorr, que possui um ecossistema de soluções para o mercado. Numa parceria com o time de Marketing da Lojacorr, rede de corretoras de seguros independentes do Brasil, foi possível captar algumas das histórias dessas mulheres que fazem a empresa expandir em todo o país, democratizando não apenas o acesso ao seguro, mas também democratizando a presença feminina no universo da indústria seguradora brasileira.