Blockchain junta os gigantes do luxo
Aura Blockchain Consortium

Blockchain junta os gigantes do luxo

Tudo começou em Setembro de 2019 na histórica casa da família Louis Vuitton nos arredores de Paris. Apesar do ambiente art nouveau da mansão, o tema da conversa que reuniu os líderes do luxo foi o futuro e a inovação. Em particular, a tecnologia blockchain, mais conhecida como a base da Bitcoin e outras criptomoedas.

Esta foi uma iniciativa inédita que juntou os responsáveis mais seniores dos grandes grupos de luxo, habituados a uma concorrência feroz pelos apetites de consumo dos clientes. É como imaginar BMW, Mercedes e Audi a colaborar numa plataforma comum de carros elétricos ou autoguiados…impensável? Talvez nem tanto.

Foi com esta mentalidade de colaboração – sinal dos tempos - que os gigantes do luxo LVMH, Richemont e Grupo Prada se juntaram à volta da mesa para criar uma solução inovadora focada em melhorar a experiência de luxo dos seus clientes. Nasceu a Aura Blockchain Consortium, o primeiro sistema global criado para marcas de luxo, baseado na tecnologia blockchain, desenvolvido pela Consensys e Microsoft. É uma plataforma que permite monitorizar os produtos ao longo de toda a sua vida, desde a produção até à venda, incluindo mercados de segunda mão.

"Blockchain is a key technology to enhance customer service, relationship with partners and traceability. The luxury industry creates timeless pieces, and must ensure that these rigorous standards will endure and remain in trustworthy hands." Cyrille Vigneron, Cartier CEO

Está a pensar comprar uma camisola de caxemira Prada ou um relógio Cartier em segunda mão? Através da etiqueta RFID ou do QR code, vai conseguir validar a autenticidade de cada produto, por quantas mãos passou, e a história envolvida no fabrico daquela peça. É assim oferecida transparência ao longo de toda a vida do produto, garantida pelos registos na plataforma. E como estamos a falar de luxo, a qualidade intrínseca significa que as peças são feitas para durar e serem estimadas…cada vez mais importante num mundo que valoriza o consumo sustentável, em que “less is more”.

Para as marcas de luxo, a Aura Blockchain Consortium representa uma ferramenta poderosa em 3 áreas críticas. Primeiro, na guerra contra as falsificações - a maior praga da indústria do luxo - que representa perdas de biliões de euros por ano. Segundo, permite o controlo sobre os seus produtos no mercado de segunda mão. O aluguer e revenda de vestuário, acessórios, relógios e joias de luxo já representa um volume de negócios de 28 mil milhões de euros, uma fatia relevante de 12% do mercado total em 2020. E tudo indica que este mercado secundário, também conhecido por pre-loved, é a categoria que mais vai crescer, como se vê pelo interesse reforçado em plataformas como a Vestiaire Collective e The Real Real. Através do certificado digital de cada produto, as marcas podem acompanhar a sua trajetória à medida que mudam de mãos. Até agora, a Louis Vuitton só sabia a quem tinha vendido a sua icónica carteira Speedy se fosse comprada numa das suas lojas. Tudo o que se passava depois de sair da porta (real ou virtual) estava fora do seu controlo. Com a plataforma Aura, a marca tem acesso a todas as transações subsequentes. Desta forma poderá acompanhar toda a vida útil das suas criações, e criar ligações diretas com os seus clientes ao longo do tempo.

No alt text provided for this image

O consórcio apresenta um convite aberto a todas as marcas de luxo, grandes e pequenas, e promete flexibilidade aos membros. Ao contrário de outras plataformas blockchain tais como Arianee e VeChain, a Aura é privada; só as marcas filiadas têm acesso aos dados. E para se juntar ao “clube”, as marcas têm que passar por um processo de validação desenhado para garantir o código de conduta e a proteção de dados. Há que manter a exclusividade. Afinal, estamos a falar de luxo.

Artigo publicado no Expresso, 30 abril 2021

https://expresso.pt/sociedade/lifestyle/2021-04-30-Blockchain-junta-os-gigantes-do-luxo-5cb7a68d

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Helena Amaral Neto

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos