Por que falamos em diversidade e inclusão social?
A construção de uma sociedade mais justa depende de todos nós. Por isso, as ações de diversidade e inclusão social vêm crescendo no mundo corporativo. Elas são um movimento consciente para gerar oportunidades a quem precisa. E, no fim das contas, todo mundo sai ganhando.
Continue conosco para entender porque este tema é essencial nas empresas!
O que é a diversidade?
Nenhuma pessoa é igual a outra. Embora todo mundo tenha os mesmos direitos perante a lei, cada indivíduo vive a própria história e constitui uma identidade única.
A diversidade está relacionada justamente a essas questões. Trata-se de reconhecer as diferenças entre as pessoas e, mais que isso, acolhê-las. Não basta ter pessoas diferentes juntas: é preciso dar espaço a cada uma delas para que possam ser quem são.
Uma política de diversidade é aquela que abre espaço para todos os grupos. Quando uma empresa recruta talentos vindos de outros lugares ou que passaram por experiências de vida variadas, ela forma uma equipe múltipla. O resultado é que os colaboradores aprendem uns com os outros, trocam ideias e crescem juntos.
E a inclusão social?
Perceber a diversidade social também é admitir que existe desigualdade no mundo. Afinal, alguns públicos têm mais dificuldade para estudar ou então sofrem discriminação para alcançar um posto de trabalho. Essa dificuldade de acesso a oportunidades é o que faz com que a inclusão social seja necessária.
Estamos falando de um tratamento justo e igualitário para qualquer pessoa, considerando suas necessidades e desejos e permitindo que ela possa vivenciar situações comuns e importantes para a sua vida.
Assim, para que a inclusão social aconteça, é imprescindível que a diversidade exista. Afinal, é somente vivenciando as diferenças que podemos pensar em maneiras de incluir e de possibilitar o direito de acesso a todos.
No Brasil, a inclusão social acontece principalmente devido a políticas públicas. Existem leis para proteger os direitos de grupos minoritários ou que foram excluídos das posições de liderança ao longo da história, como mulheres, população negra, pessoas com deficiência e membros da comunidade LGBTQIA+.
Na legislação, o Estatuto da Pessoa com Deficiência fortaleceu a exigência de recursos de acessibilidade, como rampas e piso tátil, para garantir a autonomia de quem tem uma necessidade específica. Já as políticas de cotas raciais, em universidades e empresas, abriram portas para se atingir maior diversidade nesses locais.
Por que é tão importante estimular a diversidade e a inclusão nas organizações?
É claro que incentivar o convívio com a diversidade e promover a inclusão é algo necessário desde a infância. No entanto, como a atual geração não vivenciou esses temas na prática, é nas empresas e organizações que elas se tornam essenciais.
As estratégias de diversidade e inclusão oferecem condições para que todo mundo tenha chance de desenvolver habilidades. Assim, mais gente consegue contribuir para o sucesso de uma organização. Longe de ser benfeitoria ou caridade, essa é uma postura séria e que traz benefícios para todos os envolvidos.
Quais os impactos das práticas de diversidade e inclusão nas empresas?
Os benefícios das práticas de diversidade e inclusão vão além do ambiente interno: a empresa ganha com o público externo, além de valorizar sua marca.
Recomendados pelo LinkedIn
Ambientes mais inovadores e criativos
Diferentes vivências significam diferentes perspectivas, o que leva a formas novas de encarar um desafio e buscar soluções. Isso aumenta a produtividade.
Melhora do clima organizacional
A convivência com colegas que têm outras trajetórias pode mudar nosso jeito de pensar. A consequência é um maior respeito às diferenças, diminuindo atritos ou falhas de comunicação entre as equipes.
Ampliação do público potencial
A equação é simples: se a empresa é feita de diversidade e inclusão, a partir de seus colaboradores, ela se torna capaz de atrair potenciais clientes diversos também, os quais se sentem representados e atendidos.
Valorização da marca
A marca de uma organização tem peso cada vez maior no mercado em que atua. Assim, práticas de diversidade e de inclusão fazem com que essa marca ganhe reconhecimento e seja valorizada por todos os agentes: colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros.
Como estimular a diversidade e inclusão em uma empresa?
As empresas brasileiras já sabem dos benefícios de colocar em prática a diversidade e a inclusão. Segundo levantamento da Organização Internacional do Trabalho (OIT), 87% têm o desejo de ser reconhecidas por valorizar a diversidade. No entanto, apenas 60% desenvolvem programas de inclusão.
Assim, o discurso de tolerância deve vir acompanhado de medidas práticas. Aqui vão alguns exemplos:
– Conduzir treinamentos e debates sobre diversidade e inclusão;
– Estimular a contratação de mulheres, pessoas negras, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência;
– Fomentar cursos de capacitação para jovens em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de retenção desses futuros talentos;
– Realizar campanhas de combate à discriminação e ao preconceito;
– Instituir um canal de denúncias para casos de racismo, homofobia e outras formas de intolerância dentro do local de trabalho.
A Cresol investe em diversidade e inclusão
Não poderíamos deixar de falar sobre como a Cresol também atua no incentivo à diversidade e à inclusão. Seja na atração de talentos, no contato direto com cooperados ou mesmo por meio de programas para as comunidades, todas as pessoas são bem-vindas para fazer parte.
Diversidade e inclusão: caminho para uma sociedade mais justa
Um dos princípios do cooperativismo diz respeito à adesão livre e voluntária. Como mencionamos anteriormente, em associações dessa natureza, toda pessoa é bem-vinda, sem discriminação de gênero, social, racial, política ou religiosa. Por isso, nós, da Cresol, acreditamos que ações de diversidade e inclusão são essenciais para uma sociedade mais justa.
Acesse nossas vagas e venha fazer parte do nosso time Cresol!
Diversidade e Inclusão | Acessibilidade Inclusiva | SDR & Marketing na SignumWEB
3 mAssunto importantíssimo e saber que a Cresol se preocupa e respeita a diversidade traz um sentimento de tarefa sendo cumprida, que noticia boa! Parabéns a todos os envolvidos!!
Comunicadora Inclusiva
4 mImportantissimo abordar este assunto
--
4 mO texto demonstra o interesse e a preocupação da Cresol, com as pessoas, respeitando opiniões, e colaborando na abertura de caminhos, com visão de respeito e resultados a favor do crescimento e desenvolvimento de todos.
Gerente Bancario/Gerente Geral / Financeiro
4 mMuito informativo, parabéns.
Mestre em Relações Étnicas e Contemporaneidade - PPGREC/UESB Especialista em Políticas Públicas e Serviço Social na Educação Licenciatura em Artes/ Teatro Bacharel em Serviço social
4 mQue maravilha ler este artigo e perceber que, na atual conjuntura, temos empresas que pensam na inclusão social a partir dos marcadores sociais! Empresas que valorizam a diversidade conseguem dialogar com a sociedade, pois hoje temos uma sociedade diversa.No entanto, ainda enfrentamos grandes obstáculos para enfrentar o preconceito e a inclusão das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Parabéns Cresol Cooperativa.