Vantagens de fazer parte de uma instituição financeira cooperativa

Vantagens de fazer parte de uma instituição financeira cooperativa

Já pensou em ajudar a tomar decisões financeiras que podem impactar positivamente a região onde você mora? Ao participar de uma instituição financeira cooperativa, isso é possível.

Essas instituições disponibilizam um modelo diferente de oferecer soluções financeiras — e os resultados você percebe no bolso, na economia local e na sociedade. Então, que tal conhecer melhor o que elas têm a oferecer?

Continue a leitura e descubra por que vale a pena fazer parte de uma instituição financeira cooperativa!

O que é uma instituição financeira cooperativa?

Uma instituição financeira cooperativa é uma associação de pessoas em que os membros se unem para prestar soluções financeiras aos seus cooperados. O objetivo também envolve o crescimento financeiro dos participantes e da comunidade local.

Pensando no funcionamento, o grande diferencial é que essas instituições oferecem diversos serviços financeiros — normalmente, com condições mais justas. Isso é possível porque o foco é atender às necessidades dos cooperados e não gerar lucro.

Também vale destacar que todos os participantes são donos da instituição financeira cooperativa. Independentemente de quanto dinheiro seja movimentado, cada cooperado tem direito a votar nas assembleias.

O objetivo social dessa instituição também se relaciona com a distribuição de resultados entre os cooperados. Em vez de se tornar lucro para terceiros, essa performance positiva retorna para a própria comunidade. Interessante, não é?

A história e importância do cooperativismo financeiro no Brasil

O surgimento das instituições de cooperativismo financeiro no Brasil teve início logo no começo do século XX. Esse foi um movimento que acompanhou a expansão cooperativista pelo mundo.

As primeiras instituições brasileiras do tipo surgiram para atender a necessidades específicas de comunidades locais, como de pequenos empresários e produtores rurais. A consolidação e a regulamentação do setor, entretanto, só ocorreram a partir da década de 1980.

É de 1997 a lei que institui o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, por exemplo. Já em 2002 foi a vez de a Lei das Cooperativas ser sancionada. Elas estabeleceram novas regras para o setor, aumentando a segurança e a transparência.

Desde então, o segmento cooperativo tem se expandido cada vez mais. Em dezembro de 2023, por exemplo, o número total de cooperados no Brasil era de 17,3 milhões. A informação é do Panorama do Sistema de Crédito Cooperativo, do Banco Central. Esse número representa um avanço de 11,2% ao longo do ano.

Além disso, no final de 2023 mais de 7% de toda a população do país já fazia parte de ao menos uma instituição financeira cooperativa. Como esse crescimento tem se mantido ao longo dos anos, podemos esperar que essas instituições causem cada vez mais impactos positivos na economia e na sociedade.

Benefícios de ser associado de uma instituição financeira cooperativa

Depois de entender como funciona a instituição financeira cooperativa, o próximo passo é compreender as vantagens de se tornar um cooperado. Dessa forma, você entenderá por que cada vez mais pessoas buscam essa alternativa, certo?

Vamos conferir juntos quais são os principais pontos positivos!

Atendimento personalizado

Nessas instituições, o atendimento é muito mais próximo e personalizado. Como cada cooperado é também um coproprietário, é comum que esse contato envolva soluções que realmente são adequadas para cada pessoa.

Isso pode significar ter ajuda para encontrar a solução financeira ideal para realizar os seus sonhos. Como a instituição não é voltada para o lucro, você sabe que terá acesso ao que é mais indicado para o seu caso.

Participação nos resultados

Como você viu, os resultados positivos não ficam concentrados nos acionistas. Em vez disso, a instituição financeira cooperativa divide os resultados entre os membros.

Esse retorno pode ser oferecido na forma de um valor extra ou na redução de taxas e encargos, por exemplo. O dinheiro a mais também pode ser reinvestido na própria instituição, que tem a chance de melhorar sua atuação e seus serviços.

Taxas competitivas e justas

Outro benefício que se destaca é a cobrança de taxas competitivas e justas. Já que o foco não é obter o maior lucro possível, os juros e outros encargos dessas instituições tendem a ser menores que os valores cobrados por concorrentes.

Essas taxas aparecem em diversos produtos, como em linhas de crédito e financiamento. Na prática, as cobranças menores e mais justas podem fazer uma grande diferença no seu bolso.

Apoio ao desenvolvimento da comunidade

Quando você se torna um cooperado, seu dinheiro também ajuda a comunidade a se desenvolver. Afinal, é muito comum que parte dos lucros seja investido em projetos sociais e de impacto para o município, por exemplo.

Isso é muito importante para estimular o desenvolvimento local e contribuir com o fortalecimento da região. Mais que contratar serviços financeiros, você sabe que seu dinheiro será usado a favor da comunidade onde você mora.

O papel das instituições financeiras cooperativas no desenvolvimento local

Já que apoiar o desenvolvimento local é uma das principais vantagens de ser um cooperado, que tal entender melhor o papel das instituições financeiras cooperativas nesse sentido?

Uma das funções dessas instituições é promover a inclusão financeira. Ao oferecer serviços a quem, muitas vezes, não tem acesso a soluções financeiras tradicionais, elas fazem com que mais pessoas aproveitem contas bancárias, linhas de crédito e mais.

Além disso, essas instituições costumam apoiar pequenos negócios e empreendedores da região. Com taxas e condições melhores, as empresas ganham competitividade e podem se consolidar ou crescer.

As instituições financeiras cooperativas também são essenciais para fortalecer a economia local. Isso ocorre porque o capital permanece circulando dentro da comunidade, criando um ambiente econômico mais saudável e estável.

Também não devemos esquecer a importância do investimento em projetos comunitários. É comum que parte dos lucros seja direcionada para projetos educacionais e promoção geral do bem-estar.

Na Cresol, buscamos gerar um impacto positivo nas comunidades locais por meio de suas ações. Além de oferecer serviços financeiros e estimular o desenvolvimento econômico, temos iniciativas de capacitação, investimentos em projetos sociais e parcerias locais, por exemplo.

A origem da Cresol

A Cresol surgiu no interior do Paraná em 24 de junho de 1995. O objetivo principal era atender às necessidades financeiras de pequenos produtores rurais — e assim foi criada a Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária, a Cresol.

No ano seguinte, inauguramos a nossa primeira instituição financeira cooperativa, no município de Dois Vizinhos (PR). A partir de então, passamos por uma expansão com a missão de oferecer soluções financeiras que ajudem o desenvolvimento dos cooperados.

Em 2024, contamos com mais de 900 mil cooperados e estamos presentes em 19 estados brasileiros com unidades de atendimento. Apesar de todas as mudanças, nosso foco permanece sendo o desenvolvimento contínuo dos nossos cooperados e suas regiões.

O que a Cresol oferece ao produtor rural?

No dia a dia, oferecemos uma variedade de soluções financeiras para todos os públicos, incluindo pessoas físicas, pessoas jurídicas e produtores rurais. Entre os serviços gerais estão soluções como conta-corrente e cartões.

Para os produtores rurais, especificamente, apresentamos soluções para quem deseja prosperar no campo e precisa de condições justas. As principais alternativas incluem:

  • Crédito de custeio: voltado para produtores de unidades familiares que se enquadrem no programa e que desejam financiar diversas atividades agropecuárias, de acordo com cada projeto;
  • Crédito de investimento: linha de crédito para produtores de unidades familiares que permite usar os recursos para adquirir veículos e máquinas diversas, construir ou reformar instalações, desenvolver projetos no solo e muito mais;
  • Proagro: programa que oferece benefícios sobre as obrigações financeiras de produtores rurais em situações específicas, como diante de secas ou chuvas excessivas;
  • Seguros: alternativas de proteção que incluem seguro agrícola completo, e seguro de máquinas;
  • Consórcios: opções que permitem fazer compras planejadas e parceladas, sem juros e sem entrada;
  • Investimentos: possibilidades para quem deseja fazer seu dinheiro render, planejar a aposentadoria e mais.

Seja um cooperado Cresol e aproveite os benefícios

Ao longo deste artigo, você aprendeu que fazer parte de uma instituição financeira cooperativa é uma decisão muito benéfica. Além de ajudar suas finanças e a conquista de sonhos, essa é uma forma de apoiar o desenvolvimento local de maneira significativa.

Junte-se a mais de 900 mil cooperados pelo Brasil. A Cresol apresenta soluções financeiras completas, justas e ideais para as suas necessidades como PF, PJ ou produtor rural.

Seja um cooperado Cresol!

midiã De Souza Natalli

Aluno na UNINTER Centro Universitário Internacional

2 d

Já me candidatei por varias vezes ,mais ainda não consegui ,tenho experiência na área administrativa ,porém não em instituição fiinanceira.Mas vou continuar tentando entrar nessa instituição tenho muito a oferecer de conhecimentos e experiências adquiridas ao longo da minha carreira profissional e também acredito que tenho muito a aprender também com essa empresa .Cresol Cooperativa espero um dia ter a oportunidade de fazer parte dessa equipe.

Fronteira Oeste do RS, existem possibilidades de atuarem, atendendo a demanda dos produtores rurais e demais pessoas jurídicas?

Humberto Luis Ribas

Monitor de Qualidade II | BAT Brasil

1 sem

Percebi que ter certificação não ajuda em praticamente nada! Só se fala em experiência na área... Mas não vou desistir!

JEDAIAS S. CABRAL

Lider CRESOL MEIO OESTE | Anbima (CPA20) | Contabilidade

1 sem

Todo com mesmo interesse “ Unir forças para crescer “👏🏻👏🏻👏🏻 Orgulho em participar dessa integração e contribuição para o desenvolvimento Empresarial, pessoa física e social !

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos