Notícia

Nova publicação da UNESCO: “Celebrating the Living Heritage of Indigenous Peoples”

A UNESCO apresenta um livro que celebra a riqueza do patrimônio vivo dos Povos Indígenas.
Celebrating the living heritage of Indigenous Peoples

A publicação reúne testemunhos de comunidades indígenas sobre os esforços realizados para salvaguardar os bens de seu patrimônio cultural intangível, alguns dos quais estão inscritos nas Listas da UNESCO. 

Em 11 de junho de 2024, a UNESCO lançou o livro “Celebrating the Living Heritage of Indigenous Peoples”, em inglês, na presença de Leslie Urteaga Peña, ministra da Cultura do Peru.  

Leandro Grass, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Brasil, Varna Marianne Nielsen, pesquisadora e artista Inuíte da Groenlândia, assim como Holikiari Enawenȇ e Xalokwa Enawenȇ, representantes do povo Enawenȇ-nawȇ, que vive no oeste do Brasil, participaram da mesa-redonda. 

As discussões que ocorreram no evento de lançamento destacaram um ponto-chave do novo livro da UNESCO, que consiste no apelo por uma abordagem inovadora para a salvaguarda do patrimônio vivo dos Povos Indígenas. Os esforços de salvaguarda devem ser fundamentados em uma perspectiva transversal que englobe contextos sociais, econômicos, políticos e ambientais. Essa abordagem holística guarda afinidade com a maneira como os Povos Indígenas compreendem e experimentam o universo, o mundo e seus habitantes. 

Ernesto Ottone R., diretor-geral adjunto de Cultura da UNESCO, disse:  

Por meio desta publicação colorida, nós celebramos e homenageamos os esforços dos Povos Indígenas para salvaguardar suas culturas vivas. A UNESCO trabalha com comunidades e diversos parceiros para alcançar o maior reconhecimento de suas cosmovisões e direitos.

Launch of the book ‘Celebrating the living heritage of Indigenous Peoples’
Varna Marianne Nielsen, Greenlandic Inuit researcher and artist during the launch of the book
Holikiari Enawenȇ and Xalokwa Enawenȇ, representatives of the Enawenȇ-nawȇ people in western Brazil during the launch of the book

Cristina Amescua Chávez, coordenadora da equipe de pesquisa da publicação, compartilhou suas ideias em uma mensagem de vídeo: 

Celebrar o patrimônio vivo dos Povos Indígenas não é apenas uma forma de reconhecer sua força e determinação para manter seu patrimônio cultural vivo, às vezes até em condições adversas. É também abrir caminhos alternativos para a construção de futuros sustentáveis para todos nós.

Holikiari Enawenȇ, representante do povo Enawenȇ-nawȇ do Brasil, apresentou ao público a vida de seu povo e fez um apelo sincero pela preservação holística de sua terra sagrada e de seu patrimônio vivo. Ele observou que a cosmologia Enawenȇ-Nawȇ abrange diferentes espíritos com os quais coabitam e que estão na base da organização clânica e social desse povo. Ele acrescentou:  

Eu queria apresentar a vocês aqui, na UNESCO, a cultura do meu povo para que o mundo saiba mais sobre os Enawenȇ-Nawȇ e os Povos Indígenas.

Varna Marianne Nielsen, pesquisadora e artista Inuíte, apresentou a dança do tambor e o canto, que são formas de expressão artística de seu povo, que vive na Groenlândia. Ela destacou os desafios que essas práticas enfrentam e explicou a importância da espiritualidade e da consciência groenlandesas, incorporadas no conceito inuíte de “Sila”. 

A publicação e o evento foram possíveis graças ao generoso apoio do governo do Brasil. 

Em breve, a publicação será lançada em português.