Cerveja liberada no escritório da Ambev Tech É verdade! Estive em Blumenau e vi com meus próprios olhos um espaço lindo no escritório da Ambev Tech cheio de geladeiras recheadas cervejas da empresa. Detalhe: as geladeiras não estavam trancadas! Será que isso quer dizer que a galera bebe cerveja as 9 da manhã? Não! Quer dizer que a empresa confia que seu colaborador tenha bom senso, afinal essa pessoa foi escolhida dentre tantos outros e não faz sentido desconfiar dela. Certo? E isso nos leva ao motivo desse post: por que as empresas desconfiam tanto dos seus colaboradores? Será que essa desconfiança não reflete a própria inabilidade da empresa em selecionar e, principalmente, manter os talentos certos? Essa galera exigindo a volta ao presencial é uma prova disso! Os dino-chefes querem a todo o custo o poder de controlar as vidas das pessoas e ainda não entenderam que a geladeira ou a piscina de bolinhas não faz ninguém querer ficar na empresa. Enquanto isso na Ambev o presencial é uma escolha de cada colaborador. Eu não sei você mas, pelo que vi lá, eu daria uma passadinha no escritório uma vez por semana pelo menos. 🍻
Pior que quando se conversa com colaboradores das empresas que oferecem tais "benefícios" fica evidente que em sua maioria é só marketing para atrair a atenção do público externo. Dentro das empresas costuma haver sérias limitações para usufruir e isso não acontece só com geladeiras, mas sim todo artifício que costumam utilizar no material midiático como por exemplo salas de jogos e salas para dormir. Infelizmente é um mundo de aparências.
Melhor dos mundos seria galera em home office ganhando algumas por mês 😊
Perfeita a decisão da empresa. Benefícios não são tarefas. Cabe a cada um ter conhecimento dos seus limites. Eu, particularmente comemoraria em algumas ocasiões especiais... Aniversário, bater metas, crescimento das vendas e os novos sabores/produtos sendo lançados junto aos consumidores... Seria um excelente brinde de trimestre a trimestre. Ninguém vive só sorrindo ou só chorando. A média é todos satisfeitos e corrigindo rumos/caminhadas. SEMPRE EM FRENTE!
Durante o expediente não rola mas quando bate o horário cairia bem uma gelada com o pessoal da empresa.
Já trabalhei na fábrica da Ambev, na minha época haviam algumas geladeiras espalhadas em pontos especificos mas nao havia produtos alcoolicos ( uma fabrica né ), os outros produtos podiam ser consumidos sem problema nenhum, obvio que com bom senso.
Cena comum: mesa de ping pong ou piscina de bolinha no escritório, afinal, somos ajaiou e humanizados. Porém, sempre vazias. A cultura de controle escreve nas entrelinhas: se estiver usando a recreação é porque está com tempo livre, e isso é errado, está sendo improdutivo... Este tema é uma importante reflexão para as empresas, pois como você bem citou: não basta trazer elementos de descompressão e bem estar se esta não é a cultura da empresa e dos líderes. Antes da gente parecer um bom ambiente, precisamos realmente ser e viver o que pregamos. Um desafio nas empresas, mudar a cultura.
Isso é vida 😁
Trabalhar remoto é melhor
Só para deixar claro, não tem só cerveja nas geladeiras, a ambev por ser uma gigante engloba varias marcas e tem refrigerante lá também rsrs
CEO na MIMA GAMES & DESIGN LTDA
11 mBruno Gonçalves num primeiro momento é até desnecessário alguns comentários. Porém durante um tempo de minha jornada profissional, trabalhei na área de alimentos. E o que se via era que as pessoas que trabalham com aquele tipo de alimento, não se sentem motivadas a consumí-lo, quer seja pela razão que for. Na extinta Kibon (hoje Kibon é somente uma chancela) tinha sorvete a rodo. A Coca Cola fazia visitas à fábria no bairro de Santo Amaro em São Paulo, eram corredores com vários freezers e coca cola à disposição. Tempos depois conversando com o pessoal eles comentaram que colocavam as garrafas para gelar, quando tinha visita agendada, caso contrário os refrigerantes ficam lá.... sem consumo. Na fábrica do Chiclets Adams era o paraíso para os consumidores... mas o cheiro daquela goma e das ess~encias quentes faziam qualquer um desisitir da idéia.