Na quinta-feira passada, participei pelo segundo ano do fórum sobre Cadeias de Fornecimento Responsáveis promovido pela DNV. Parabéns pessoal da DNV!
Com o formato baseado na exposição das práticas empresariais, o evento proporciona um bom termômetro de como o mercado nacional está abordando o tema.
Meus pontos de vista:
✅ Casos profundos com impactos reais e reconhecimento nacional e internacional como o Programa Elos Raízen apresentado pelo Gustavo S. da Raízen levam tempo. É necessário investimentos de longo prazo, flexibilidade e parcerias técnicas especializadas (no caso, com a Solidaridad, Imaflora, Sebrae, entre outros).
✅ Muitas empresas ainda abordam sua cadeia de fornecimento na perspectiva da conformidade e da gestão de riscos, desperdiçando um manancial de oportunidades.
✅ A fala do Diretor de Compras da Votorantim Cimentos, Henrique Paes foi inspiradora. É necessário ter diretrizes claras, mas se sua empresa quer impacto positivo de verdade, deve abraçar as exceções, caso o contrário, os pequenos empreendedores, negócios de impacto e negócios de formação comunitária, serão sempre deixados “de fora” pelas réguas corporativas.
✅ Trazer parceiros para o monitoramente e desenvolvimento dos fornecedores é fundamental. Sistemas blockchain, uso de dados de satélite, sistemas de ratings e organizações da sociedade civil. A Norsk Hydro apresentou seu caso de Sustentabilidade na Cadeia de Valor realizado em parceria com o Instituto Ethos
✅ O Ageu C. da Hitachi Energy foi fantástico ao trazer de forma aberta e transparente os principais problemas existentes em sua cadeia de suprimentos; informações capturadas por meio do seu robusto Programa de Auditorias Sociais. Ainda estamos muuuuuito longe da transparência empresarial sobre suas cadeias de suprimentos.
✅ A M. Dias Branco com seu case apresentado por Talitha Fonseca e @fabio pimentel mostrou a importância de grandes empresas compradoras no desenvolvimento de clusters regionais de fornecimento. E mostrou o poder da comunicação e do engajamento com seus workshops presenciais.
✅No único relato online por estar ilhada em Porto Alegre, a fala da Fernanda Bock da Arezzo&Co sobre a catástrofe climática no Rio Grande do Sul, traz a urgência das empresas envolverem seus fornecedores na mitigação dos seus impactos no clima, e traz o olhar para a necessidade de se criar resiliência nas estratégias de suprimentos: a tragédia impactou severamente a cadeia produtiva de calçados. Como outras cadeias estão se preparando para lidar com eventos disruptivos?
É isso, esses momentos de trocas são sempre muito ricos!
Ficarei feliz em saber suas impressões.
Analista de Compras Pleno / Comprador Pleno / Especialista / Master Data Pleno
2 m🎉 Parabéns ao Grupo Bravante! 🎉 Estou extremamente feliz em ver que o Grupo Bravante conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, o Selo OURO no Programa GHG Protocol da Fundação Getúlio Vargas (FGV)! Este reconhecimento é uma prova clara do compromisso contínuo da empresa com a sustentabilidade e a transparência no combate às mudanças climáticas. Trabalhar no Grupo Bravante foi uma experiência fundamental para minha carreira, e eu carrego com orgulho tudo o que aprendi lá. Ver a empresa avançar e receber tal distinção apenas reforça a importância e o impacto positivo das práticas sustentáveis que promovem. Me sinto grato e honrado por ter tido a oportunidade de fazer parte dessa jornada e testemunhar de perto o compromisso da empresa com um futuro mais verde e responsável. Continuo acompanhando mesmo que de longe o sucesso da companhia e celebrando cada conquista. Parabéns a todos da equipe Bravante! Vocês são uma verdadeira inspiração! #Sustentabilidade #Inovação #Reconhecimento #GrupoBravante #Orgulho