Você sabe qual é a diferença entre empresa e negócio?
Acabo de fazer um vídeo para um grupo de amigos sobre empreendedorismo. O resultado ficou tão bom, que gostaria de compartilhar um resumo com todos por aqui também.
Vamos começar com a palavra ‘empreender’. Você sabe como ela é formada?
A etimologia da palavra empreender é a composição de dois termos latinos, o prefixo EM = IN , de ‘interno’, ‘interior’, ‘dentro’ mais o verbo PREHENDERE = de ‘prender’, ‘pegar’, ‘agarrar’. Daí ‘prender um ladrão’ ou ‘prender a roupa no varal’. Empreender significa então: agarrar, pegar algo internamente, de dentro com o propósito de desenvolvê-lo. Dar voz a uma ideia, abraçar internamente uma causa, um ideal, um sonho e expressá-lo externamente através das próprias escolhas e ações. Manifestar algo que você tirou de dentro de você.
Antigamente, a palavra empresa também significava realizar uma ação que implicasse uma certa dificuldade. Era comum encontra-la, inclusive, no brasão das armas de alguns cavaleiros e expressava o compromisso do cavaleiro em empreender uma ação relevante. Da mesma forma usamos hoje a palavra ‘empreitada’. “Nossa! Entrei numa empreitada para conseguir resolver tal coisa...”
Empreiteiro, empreiteira, todos estes termos vêm da mesma raiz.
Como vimos, estas palavras não estão só relacionadas a fatores econômicos. Podemos empreender ao subir uma montanha, criar uma família ou iniciar uma boa leitura. A vida tem continuamente o sentido de uma empresa, de uma empreitada. Nada faria sentido se não fosse para construir para si e para os outros um grande dia todos os dias.
Mas e a palavra negócio? Qual é a diferença quando estudamos a etimologia deste termo? A palavra ‘negócio’, vem do latim ‘negotio’ e significa literalmente ‘negação do ócio’, ou seja, ‘negação do lazer’. Hoje, se entende por negócio qualquer atividade que tenha uma finalidade lucrativa. Cuidado! O preço de ‘abrir o próprio negócio’ pode ser a perda do prazer, da alegria, do tempo livre, da leveza no que se faz, e pode ser que seja um preço muito alto a se pagar. Atenção então na hora de escolher ser um empreendedor ou um homem ou uma mulher de negócios.
Para concluir eu diria o seguinte: cuide do “em” da palavra empreendedorismo, ou seja, do “in”, do “interior”, do “interno”. Dê atenção aos teus pensamentos, tuas ideias, teus sonhos, cuide dos sentimentos que você mesmo cultiva. Porque o que você encontrar dentro será aquilo que você poderá manifestar fora.
Agarre, prenda, pegue teu desejo, teu ideal, tua vocação interna e com toda boa vontade coloque em ação a magia que há em você. Assim, você será um empreendedor, seja ele profissional ou só pelo fato de levantar-se pela manhã e encarar um novo dia com uma atitude empreendedora.
Se quiser saber mais sobre este ou outros temas por meio da etimologia, deixe aqui nos comentários.
Grato e até a próxima!
Instagram: opresentedapalavra
Diretor
5 aComo sempre, nos traz novos elementos para reflexão sobre as palavras.
Manager at Instituto Cidade Jardim
5 aBelíssimo Victor, vamos empreender!!! Um abraço!!!