Skip to main content
Shaping Europe’s digital future

Plano Coordenado para a Inteligência Artificial

O Plano Coordenado para a Inteligência Artificial visa acelerar o investimento em IA, aplicar estratégias e programas de IA e alinhar a política de IA para evitar a fragmentação na Europa.

O Plano Coordenado para a Inteligência Artificial visa acelerar o investimento em IA, aplicar estratégias e programas de IA e alinhar a política de IA para evitar a fragmentação na Europa.

OPlano Coordenado para a Inteligência Artificial (IA) foi publicado em 2018. Trata-se de um compromisso conjunto entre a Comissão, os Estados-Membros da UE, a Noruega e a Suíça no sentido de maximizar o potencial da Europa para competir a nível mundial. O plano inicial definiu ações e instrumentos de financiamento para a adoção e o desenvolvimento da IA em todos os setores. Paralelamente, os Estados-Membros foram incentivados a desenvolver as suas próprias estratégias nacionais.

última atualização do plano foi publicada em 2021. Mostra o empenho da Europa em criar uma liderança mundial no domínio de uma IA de confiança. O plano de 2021 está também estreitamente alinhado com asprioridades digitais e ecológicasda Comissãoe com a resposta da Europa à pandemiade COVID-19.

O Plano Coordenado de 2021 visa transformar a estratégia em ação, incentivando:

  • acelerar os investimentos em tecnologias de IA para impulsionar uma recuperação económica e social resiliente, apoiada pela adoção de novas soluções digitais
  • Implementar plena e prontamente estratégias e programasde IA para garantir que a UE maximiza as vantagens de ser um early adopter.
  • alinhar a política de IA para eliminar a fragmentação e dar resposta aos desafios globais.

Para o efeito, o plano atualizado estabelece quatro conjuntos fundamentais de objetivos políticos, apoiados por ações concretas. Indica igualmente um possível mecanismo de financiamento e estabelece um calendário para:

Círculo azul com texto que representa o plano de coordenação para a IA

 

AComunicação de 2024intitulada «Impulsionar as empresas em fase de arranque e a inovação no âmbito de uma IA de confiança» baseia-se nos planos de ação coordenados em matéria de IA de 2018 e 2021. Tal revela uma mudança política para a IA geradora em resposta aos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos. Do mesmo modo, a versão adotada doRegulamento Inteligência Artificial também inclui disposições sobre IA Generativa. Estas regras complementam aproposta inicial da Comissão de 2021, que visava criar um ecossistema de IA fiável para o presente e o futuro.

A comunicação de 2024 propõe:

  • um quadro de investimento estratégico para alavancar os ativos da UE – como as infraestruturas de supercomputação – a fim de promover um ecossistema europeu de IA inovador.
  • colaboração entre empresas em fase de arranque, inovadores e utilizadores industriais, com o objetivo de atrair investimentos para a UE e proporcionar acesso a componentes essenciais da IA, como dados, capacidade de computação, algoritmos e talentos.
  • ações e investimentos para ajudar as empresas em fase de arranque e as indústrias na Europa a tornarem-se líderes mundiais em modelos, sistemas e aplicações de IA avançados e fiáveis.
  • um pacote de medidas (no âmbito do GenAI4EU) para apoiar as empresas em fase de arranque e as PME europeias no desenvolvimento de uma IA de confiança que respeite os valores e a regulamentação da UE, nomeadamente as regras em matéria de privacidade e proteção de dados.

Investimento

A Comissão propôs um investimento anual mínimo de mil milhões de EUR em IA dos programas Horizonte Europae Europa Digital, que foi alcançado para os anos de 2021 e 2022, o financiamento da UE para a IA visa atrair e consolidar investimentos, promovendo a colaboração entre os Estados-Membros e maximizando o seu impacto.

Mecanismo de Recuperação e Resiliência constitui uma oportunidade sem precedentes para modernizar e investir na IA. Deste modo, a UE pode tornar-se um líder mundial no desenvolvimento e na adoção de tecnologias de IA centradas no ser humano, fiáveis, seguras e sustentáveis. Em setembro de 2023, já tinha investido 4,4 mil milhões de euros na IA. Para mais informações, consultar o relatório «MappingEU level funding instruments to Digital Decade targets» [Mapeamento dos instrumentos de financiamento a nível da UE para as metas da Década Digital].

As ações descritas nos planos foram ativamente executadas pela Comissão e pelos Estados-Membros, tendo sido realizados progressos em todos os capítulos. Nomeadamente, a UE está a promover a capacidade informática crítica através de várias ações bem-sucedidas:

  1. Regulamento Circuitos Integrados estabelece uma base legislativa para reforçar a resiliência da indústria dos semicondutores.
  2. Empresa Comum dos Circuitos Integrados (EC Circuitos Integrados) acelera as tecnologias de semicondutores na Europa.
  3. Empresa Comum EuroHPC desenvolve capacidades informáticas avançadas acessíveis às PME europeias.
  4. As instalações de ensaio e experimentação apoiam o desenvolvimento de tecnologias de IA para componentes e sistemas de IA periférica.
  5. Os projetos importantes de interesse europeu comum (PIIEC) promovem a colaboração entre os Estados-Membros em projetos de microeletrónica e comunicação de ponta.

Em conjunto, estas iniciativas criam um ecossistema sinérgico para o avanço da microeletrónica e da capacidade de computação na Europa. A Comissão está também a acompanhar e a avaliar os progressos destas ações e, em colaboração com os Estados-Membros, apresentará um relatório sobre o acompanhamento em 2024.

Antecedentes

Os Estados-Membros e a Comissão colaboraram estreitamente e reuniram-se regularmente para trabalhar nas ações no âmbito dos diferentes planos. Progrediram em todos os domínios do plano, nomeadamente propondo umaestratégia para os dados, apoiando as pequenas e médias empresas e criando condições para a excelência na investigação e desenvolvimento e a adoção da IA na Europa.

De um modo geral, os dois primeiros anos de aplicação confirmaram que as ações conjuntas e a cooperação estruturada entre os Estados-Membros e a Comissão são fundamentais para a competitividade e a liderança mundiais da UE no desenvolvimento e na adoção da IA. A maioria dos Estados-Membros adotou estratégias nacionais em matéria de IA e começou a aplicá-las. Os investimentos na IA aumentaram e a UE conseguiu mobilizar recursos essenciais para apoiar estes processos.

Últimas notícias

NEWS ARTICLE |
Principais investigadores europeus em IA debatem o futuro da excelência «IA Made in Europe»

Reunidos através dos centros de excelência das redes de IA financiados pela UE, mais de 100 peritos em inteligência artificial das principais universidades, institutos de investigação e empresas fizeram o balanço da sua colaboração no domínio da investigação até à data e propuseram uma via a seguir para um desenvolvimento e implantação de IA fiáveis na Europa.

Conteúdo relacionado

Visão geral

Abordagem europeia da inteligência artificial

A abordagem da UE em matéria de inteligência artificial centra-se na excelência e na confiança, com o objetivo de impulsionar a capacidade industrial e de investigação, garantindo simultaneamente a segurança e os direitos fundamentais.

Em pormenor

Ver também

Ato relativo à IA

O Regulamento Inteligência Artificial é o primeiro quadro jurídico em matéria de IA, que aborda os riscos da IA e posiciona a Europa para desempenhar um papel de liderança a nível mundial.

A Aliança Europeia da IA

A Aliança Europeia da IA é uma iniciativa da Comissão Europeia para estabelecer um diálogo político aberto sobre a inteligência artificial. Desde o seu lançamento em 2018, a Aliança para a IA envolveu cerca de 6000 partes interessadas através de eventos regulares, consultas...

  翻译: